Saúde e Bem-Estar

Redação

Academia Internacional de Pediatria endurece regras para medicar crianças com resfriados

Redação
13/06/2018 10:40
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Crianças com resfriado não devem tomar remédios comprados facilmente nas farmácias (sem a exigência da prescrição médica), segundo recomendação da Academia norte-americana de Pediatria. É preferível, na opinião dos pediatras, que os pais façam uso de remédios caseiros, como sopas quentes e chás, especialmente nas crianças menores de quatro anos de idade.
Entre os quatro e seis anos, o medicamento comprado em farmácia é indicado apenas sob recomendação médica. Depois dos seis anos, a medicação está liberada, desde que a dosagem seja bem cuidada e, ainda assim, é melhor que o pediatra faça a prescrição. Ainda assim, remédios caseiros devem ser a primeira linha de tratamento das crianças.
É importante lembrar que, como as gripes e resfriados são causados por vírus, o uso de antibióticos não vai ajudar na redução dos sintomas e nem na cura.

O que posso fazer em casa?

Como os vírus precisam de tempo, e de um organismo com sistema imunológico reforçado, para chegar à cura, os remédios caseiros ajudam na recuperação, mas principalmente na redução dos sintomas. Confira algumas dicas:
Cuidado com o nariz. Se a criança estiver com o nariz trancado ou escorrendo, é comum que tenha também tosse – visto que o muco escorre pela garganta. Pedir para a criança assoar o nariz com frequência, ou preparar um spray nasal salino, são medidas que podem ajudar.
Hidratante no nariz. Também é possível passar um creme hidratante na parte externa do nariz para evitar que a pele se irrite.
Mel para o organismo. Alimentos naturais também podem ser grandes aliados nessa hora. Para crianças que já começaram a introdução alimentar e a partir do primeiro ano de vida, uma colher de chá de mel auxilia na redução das tosses, além de aliviar a garganta. Há estudos que comprovam que uma colher de mel, antes de dormir, ajuda a criança com tosse a dormir melhor.
Muita água e descanso. A receita mais antiga para qualquer recuperação, especialmente viral: muita água, líquidos e descanso para o organismo voltar a combater os agentes infecciosos.
Tenha paciência. Pais devem ter em mente que os primeiros dias do resfriado são os piores, mas os sintomas tendem a amenizar com o tempo. Em questão de duas semanas, a criança estará melhor, embora a tosse possa persistir por quatro semanas.

Fique atento! 

Crianças com dificuldades em respirar ou engolir, com uma tosse severa, que gera vômito, precisam de uma consulta médica imediatamente. Da mesma forma, se a criança tiver asma, se os sintomas durarem mais que o esperado, ou não melhorarem em uma semana; e se a febre não baixar, procure pela avaliação médica.
LEIA TAMBÉM