Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

8 medicamentos que engordam ou aumentam o apetite

Gazeta do Povo
03/07/2019 08:00
Thumbnail

Mesmo sabendo os remédios que engordam, o paciente não deve alterar a ingestão de medicamentos por conta própria, quando receitada pelo médico de confiança. Foto: Bigstock.

Os remédios não agem apenas na doença ou condição-alvo. Alguns podem causar vertigens, sonolência, entre outros efeitos.
E há aqueles que promovem o ganho de peso ou aumentam o apetite, como os anitdepressivos, que segundo o nutrólogo Paulo Giorelli “agem por meio de neurotransmissores e promovem o desejo de comer, assim como os neurolépticos”.
Porém, mesmo com essas informações em mãos, o médico alerta para que o paciente não altere a ingestão de medicamentos por conta própria, quando receitada pelo médico de confiança.
Veja os remédios que aumentam o peso e/ou o apetite:
Antidepressivos
Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina]. Venlafaxina e cloridrato de duloxetina não são causas frequentes de ganho de peso.
Ansiolíticos e/ou antihistamínicos
Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso.
Remédios para a diabete do tipo 2
Insulina, sulfoniluréias, tiazolidinedionas.
Corticóides
A prednisona, um tipo de cortisona, tem forte efeito anti-inflamatório e é utilizada contra artrite.
Remédios para transtornos de humor
Drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides e anticonvulsivantes também causam ganho de peso. Entre os antipsicóticos, a clozapina, olanzapina, risperidona e quetiapina.
Anticoncepcionais com estrógeno
As pílulas que contêm estrógeno são as mais propensas a levar ao ganho de peso, em comparação às que contêm progesterona, porque o estrógeno promove a retenção de água.
Antihipertensivos
Diuréticos tiazídicos, diuréticos de alça, bloquedores de canal de cálcio e beta bloqueadores.
Medicamentos para pressão arterial
Metoprolol, atenolol, propranolol, amlodipina e clonidina.
LEIA TAMBÉM