Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

8 medicamentos que engordam ou aumentam o apetite

Quem utiliza antidepressivos, corticoides, anticoncepcionais e remédios para controlar a diabete e a pressão arterial pode ver os efeitos também na balança

Mesmo sabendo os remédios que engordam, o paciente não deve alterar a ingestão de medicamentos por conta própria, quando receitada pelo médico de confiança. Foto: Bigstock.Mesmo sabendo os remédios que engordam, o paciente não deve alterar a ingestão de medicamentos por conta própria, quando receitada pelo médico de confiança. Foto: Bigstock.

Os remédios não agem apenas na doença ou condição-alvo. Alguns podem causar vertigens, sonolência, entre outros efeitos.

E há aqueles que promovem o ganho de peso ou aumentam o apetite, como os anitdepressivos, que segundo o nutrólogo Paulo Giorelli “agem por meio de neurotransmissores e promovem o desejo de comer, assim como os neurolépticos”.

Porém, mesmo com essas informações em mãos, o médico alerta para que o paciente não altere a ingestão de medicamentos por conta própria, quando receitada pelo médico de confiança.

 

Veja os remédios que aumentam o peso e/ou o apetite:

Antidepressivos

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina]. Venlafaxina e cloridrato de duloxetina não são causas frequentes de ganho de peso.

Ansiolíticos e/ou antihistamínicos

Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso.

>> Não ignore enjoos e náuseas; eles estão relacionados a mais de 200 doenças

Remédios para a diabete do tipo 2

Insulina, sulfoniluréias, tiazolidinedionas.

Corticóides

A prednisona, um tipo de cortisona, tem forte efeito anti-inflamatório e é utilizada contra artrite.

Remédios para transtornos de humor

Drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides e anticonvulsivantes também causam ganho de peso. Entre os antipsicóticos, a clozapina, olanzapina, risperidona e quetiapina.

Anticoncepcionais com estrógeno

As pílulas que contêm estrógeno são as mais propensas a levar ao ganho de peso, em comparação às que contêm progesterona, porque o estrógeno promove a retenção de água.

Antihipertensivos

Diuréticos tiazídicos, diuréticos de alça, bloquedores de canal de cálcio e beta bloqueadores.

Medicamentos para pressão arterial

Metoprolol, atenolol, propranolol, amlodipina e clonidina.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário