Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Como saber se você tem retenção de líquido, que confunde inchaço com gordura

Amanda Milléo
16/09/2018 17:00
Thumbnail

Inchaços, edemas são resultados da retenção de líquidos pelo organismo, e a culpa pode estar na alimentação desregrada (Foto: Bigstock)

Nem sempre aquele aumento no tamanho dos braços e das pernas significa ganho de peso. Em alguns casos, pode ser resultado da retenção de líquidos do organismo, que gera os inchaços ou edemas característicos. As causas variam: desde problemas renais e pós-operatórios a uma alimentação desregrada. E é importante descobri-las antes de tentar tratar o inchaço sozinho.
Das causas mais conhecidas, Fernando Haluch dos Santos, fisioterapeuta da Paraná Clínicas, elenca os problemas renais, cardíacos, hepáticos, disfunções na tireoide, uso de alguns medicamentos, como vasodilatadores ou anti-hipertensivos, reações inflamatórias, pós-operatórios, artrites, artroses, lesões, problemas hormonais, uso de anticoncepcionais, trabalhar sempre na mesma posição, problemas vasculares, disfunções no sistema linfático, sedentarismo e alimentação com excesso de sódio.
“O inchaço é resultado do extravasamento de líquidos dos vasos sanguíneos ou linfáticos que permanecem nos tecidos subcutâneos, acumulando sob a pele e gerando o edema. Podem ser localizados em membros inferiores ou superiores, ou um edema geral, dependendo das causas”, explica o fisioterapeuta. 

Tratamentos mais comuns

Embora seja uma solução efetiva para boa parte dos casos, a drenagem linfática não é a única ferramenta de combate a todos os inchaços. Se o edema for decorrente de uma doença cardíaca, por exemplo, a drenagem não será capaz de tratar as causas de base, mascarando o problema principal.
Além disso, há outras maneiras de combatê-los, às vezes precisando apenas de uma mudança nos hábitos de vida. Incluir uma atividade física moderada, como uma caminhada, e reduzir drasticamente o consumo de alimentos com muito sódio, como os enlatados e embutidos, por exemplo, colaboram na redução dos inchaços.
“Mudando a alimentação, diminuindo alimentos enlatados, com muito tempero e sal, ajuda a não virar tanto edema. Se a pessoa não se hidrata de forma adequada, também influencia no surgimento do inchaço”, reforça Fernando.
Em alguns casos, o uso de meias compressivas, especialmente nos membros inferiores, ajuda muito para quem tem problemas circulatórios e, em outros, apenas elevar os membros inferiores pode trazer o alívio.

Sintomas

Fique atento se, além do inchaço ou edema, tiver os seguintes sintomas:

  • Maior sensibilidade dos membros, pele mais sensível ao toque;

  • Pele mais brilhante;

  • Sensação de dor ao ter os membros apalpados pelo especialista;

  • Sensação de ?cansaço? nos membros, especialmente nas pernas.

Nesses casos é recomendável consultar um especialista.  O sinal de Godet também é outro sintoma característico do edema. Também chamado de cacifo, ele é verificado a partir da aplicação de pressão com um dedo sobre a pele durante 5 segundos. Caso a depressão não se desfaça imediatamente após a retirada do dedo, evidencia-se o inchaço.
LEIA TAMBÉM