Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Não é só no frango e ovo; veja outros alimentos em que é possível encontrar salmonella

Amanda Milléo
13/07/2019 08:00
Thumbnail

Mamão, pepino, melão, melancia, carne de frango, castanhas e mesmo a carne de gado são alimentos que podem conter a bactéria e levar à doença. Foto: Bigstock

Quando se fala em surtos de salmonelose (doença causada pelas bactérias do gênero salmonella), é quase automático lembrarmos do ovo. Embora este seja o alimento mais comumente associado ao risco da doença, não é o único capaz de ser contaminado por essa bactéria.

Mamão, pepino, melão, melancia, carne de frango, castanhas e mesmo a carne de gado são alimentos que podem conter a bactéria e levar à doença, caso não sejam bem limpos ou adequadamente preparados.

“As bactérias conseguem permanecer nesses alimentos também, [a salmonelose] não é algo exclusivo ao ovo. Há uma incidência maior em pacientes em contato com o ovo, e são as histórias que mais ouvimos: pessoal contaminado na maionese do casamento”, lembra Reginaldo Oliveira Filho, médico hospitalista clínico do hospital São Vicente, em Curitiba.
O órgão norte-americano CDC (Centers for Disease Control and Prevention), entidade semelhante à vigilância sanitária no Brasil, notificou no início de julho casos de intoxicação por salmonella presente em uma marca de mamão, importado do México. De acordo com a notificação, 71 pessoas tinham sido contaminadas em oito estados do país e 27 foram hospitalizadas.

Risco da salmonella

A transmissão da bactéria salmonella acontece pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Trata-se, conforme explica Reginaldo Oliveira Filho, hospitalista clínico, de uma disseminação fecal-oral, quando pessoas infectadas entram em contato com alimentos sem uma devida proteção, repassando o micro-organismo.

“Das medidas de prevenção, podemos lavar frequentemente as mãos, evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, como as frutas. Mamão, tomate, peixes, ovos, leite. Se for consumir o leite, que pode ser também um vetor, melhor escolher o pasteurizado”, explica. 

Salmonella no mamão? Especialistas explicam em quais alimentos pode haver a contaminação da bactéria (Foto: VisualHunt)
Salmonella no mamão? Especialistas explicam em quais alimentos pode haver a contaminação da bactéria (Foto: VisualHunt)
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a salmonella pode levar a dois tipos de doença, conforme o sorotipo da bactéria: salmonelose não tifoide e a febre tifoide (mais grave e com taxas de mortalidade maiores). No caso da não tifoide, a doença tende a ser autolimitada nas pessoas com o sistema imunológico saudável. Isso significa que os sintomas tendem a sumir sozinhos, sem necessidade de medicação.
“Embora possa ser tratada sozinha, a salmonella também pode receber como tratamento o uso de antibióticos. Para o diagnóstico, o médico solicita exames de cultura, seja de sangue ou de fezes, para identificar a doença”, explica Jaime Rocha, médico infectologista consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Uma vez no organismo, a salmonella vai ao intestino, multiplica-se e pode entrar pela corrente sanguínea, sendo levada a outros órgãos. Em casos mais raros, pode levar a infecções graves ou mesmo levar o paciente à óbito.

Sinais da doença

Semelhante a uma intoxicação alimentar, os sintomas da salmonelose tendem a surgir entre seis a 48 horas depois da ingesta de alimentos contaminados, e incluem:
  • Vômito.

  • Dores abdominais.

  • Febre.

  • Diarreia.

  • Náusea.

  • Cólica.

  • Dor de cabeça.

Esses sintomas tendem a permanecer por poucos dias, reduzindo ao longo de uma semana. “Existem sinais de alerta, porém. É importante procurar um médico quando o paciente tem uma diarreia acompanhada de febre, e essa febre for maior que 38.8ºC. Quando a diarreia persistir por mais de três dias, sem melhora. Ou fezes com sangue. Quando o paciente tem vômito prolongado ou sinais de desidratação”, alerta Reginaldo Oliveira Filho, médico hospitalista clínico.
Familiares também devem ficar atentos aos sinais de salmonelose em crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida. Por exemplo, pacientes oncológicos ou que fazem uso de medicamentos imunossupressores e portadores de HIV.
Temperaturas ideais
Confira abaixo a temperatura ideal de cozimento/preparo de diferentes alimentos para eliminar o risco de salmonelose, conforme informações do CDC, órgão norte-americano:
62ºC para carne vermelha, vitela, cordeiro e peixe (depois do preparo, deixe a carne descansar durante três minutos, antes de mexer ou comer).
62ºC para carne de porco e presunto (mesma recomendação de tempo antes de comer).
71ºC para carne vermelha moída, carne de porco moída, carne de vitela ou cordeiro moídos também.
71ºC para pratos com ovo.
73ºC para carne de frango, como galinha, peru e pato, mesmo as carnes moídas desses animais.
73ºC para caçarolas.
73ºC para alimentos aquecidos ou preparados em microondas.
LEIA TAMBÉM