Saúde e Bem-Estar

Redação

Como prevenir e reverter a perda de massa magra, que acelera o envelhecimento

Redação
25/04/2018 07:00
Thumbnail

A prática física ajuda a contrabalançar os efeitos adversos do câncer . Foto: Bigstock

Os mais jovens podem achar que ainda pode levar anos até que o corpo comece a dar sinais de cansaço e envelhecimento, mas não é bem assim. Quem já está perto dos 30 anos de idade consegue reconhecer que a força e a performance dos músculos não são as mesmas de uma década atrás. Parte disso se deve à sarcopenia, resultado do sedentarismo.
A perda da massa magra, que se traduz em redução na força e na performance dos músculos, é chamada nos consultórios médicos de sarcopenia. Condição mais comum entre os mais velhos. No entanto, pessoas cada vez mais jovens têm dados sinais de sarcopenia, principalmente relacionado aos hábitos de vida.
“A sarcopenia tem como causa mais importante o sedentarismo, a falta de exercícios físicos regulares. Como a população está cada vez mais sedentária, e cada vez mais cedo, a perda de massa muscular começa mais precocemente também, por consequência”, explica Marcelo Leitão, médico cardiologista, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.
Reflexo dessa condição sedentária cada vez mais cedo, até mesmo em crianças, se dá através do diagnóstico de outras doenças. Leitão pontua o caso da diabetes tipo 2. Embora o tipo mais comum da doença em crianças e adolescentes seja a diabetes tipo 1, doença autoimune que diminui ou cessa a produção da insulina no organismo, não é raro encontrarmos hoje jovens com a diabetes tipo 2 – relacionada, principalmente, a um estilo de vida sedentário e alimentação desregulada.
“Aprendíamos na faculdade que o diabetes tipo 1 era o juvenil e o tipo 2 era chamado de senil, porque só acontecia quase exclusivamente em idosos. Agora, o estilo de vida diferente, trouxe a doença para mais cedo também”, reforça.

Estou com sarcopenia?

O diagnóstico da sarcopenia é feito através de exames de imagem que verificam a densidade mineral óssea da pessoa. É feito um escaneamento completo do corpo, determinando a perda de massa magra. A confirmação se dá através de exames clínicos e de performance, como se levantar sozinho e caminhar, marcha, ida e volta, entre outros, de forma a verificar a mobilidade.
Embora sejam exames feitos principalmente entre os idosos, jovens sedentários também podem ter sinais semelhantes, que indicariam uma sarcopenia precoce.

Faça exercícios físicos