• Carregando...
Dê preferência aos alimentos frescos e naturais. Foto: Bigstock
Dê preferência aos alimentos frescos e naturais. Foto: Bigstock| Foto:

Em meio à discussão sobre a qualidade da carne consumida no Brasil, saiba que o consumo de frutas e hortaliças independe dessa questão e deve ser incentivado sempre. Com a chegada do outono (que começou oficialmente nesta segunda-feira, 20) fique de olho nas frutas da estação, mais baratas e fresquinhas e nas propriedades que esses alimentos oferecem para saúde.

Frutas mais comuns no outono costumam ser ricas em vitaminas A, C e do complexo B. Entre as funções dessas vitaminas, está a manutenção da saúde dos olhos, dos ossos e da pele e a melhora da imunidade e da digestão. “Além de mais baratas, quando consumidas na época certa, as frutas possuem maior concentração de nutrientes”, aponta a nutricionista Elise Tanaami, do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

No outono, estação de temperaturas amenas, alguns vegetais também se desenvolvem com maior rapidez que outros, e a escolha correta garante itens saborosos e nutritivos. Durante o outono são encontrados em abundância banana, caqui, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, melancia, kiwi, maracujá, pera e tangerina, que são ricas em vitamina C e têm a capacidade de melhorar a imunidade.

“Por se desenvolverem melhor, os produtos da época garantem um melhor aproveitamento, são mais saudáveis e saborosos”, diz a nutricionista Emanuele Valentin, professora do curso de nutrição das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), de União da Vitória.

De acordo com Emanuele, o abacate é mais calórico se comparado a outras frutas, mas contém gordura monoinsaturada, capaz de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças do coração. No caso das hortaliças, muitas são fontes de vitamina C, como alface, repolho, abóbora, berinjela, brócolis, pimentão, rabanete, chuchu, nabo, pepino, quiabo, tomate e vagem.

Confira as frutas da estação e seus benefícios:

Abacate

Contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gordurosa, é recomendado consumir apenas uma porção diária.

Caqui

O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Carambola

Deve ser evitada por quem têm problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.

Figo

Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.

Fruta do conde

É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

Goiaba

Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.

Tangerina

Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, ao aumentar a imunidade.

LEIA TAMBÉM:

<<>>

<<>>

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]