• Carregando...
Ficar com as "pernas para o ar" faz parte da rotina de quem deseja fortalecer o sistema circulatório e manter a saúde em dia. Foto: Bigstock
Ficar com as "pernas para o ar" faz parte da rotina de quem deseja fortalecer o sistema circulatório e manter a saúde em dia. Foto: Bigstock| Foto:

Ficar “de pernas para o ar” por aproximadamente 15 minutos diariamente traz vários benefícios à saúde. Inicialmente, a recomendação pode parecer simples demais ou até estranha para algumas pessoas, mas ela é suficiente para estimular a circulação sanguínea, ajudar na prevenção de varizes, melhorar o sistema linfático e, de quebra, ainda proporcionar relaxamento e aliviar a sensação de pernas cansadas.

>> O lixo é o pior lugar para descartar lingeries; saiba os motivos

De acordo com a cirurgiã vascular Flavia Ramos Tristão, que atende no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, a orientação já é transmitida há anos aos pacientes que passam por tratamentos de doenças vasculares, mas agora também passou a integrar a rotina de quem deseja fortalecer o sistema circulatório e manter a saúde em dia. “É uma excelente forma de prevenir o aparecimento de varizes, diminuir a pressão dentro dos vasos sanguíneos e ainda melhorar aquela sensação de inchaço conhecida como retenção de líquido”, afirma a especialista.

E não é necessário muito esforço. Segundo a médica, basta sentar em uma cadeira ou puff e elevar as pernas na altura do quadril por, pelo menos, 15 minutos por dia. “Isso pode ser feito durante a leitura do jornal todas as manhãs, por exemplo”. A atividade pode ser realizada com os pés apoiados em outra superfície e é tão tranquila que também é indicada para gestantes e pessoas com problemas de coluna.

Outra versão do exercício, no entanto, não é recomendada para gestantes e quem tem problema de coluna devido à posição mais audaciosa. “Há uma linha de pensamento que orienta a deitar e elevar as pernas em 90 graus na parede. Isso é excelente porque exige uma respiração mais forte que faz pressão negativa no tórax e ajuda no retorno venoso. Só que nem todo paciente pode fazer”, explica a doutora.

Levantar as pernas diariamente por, pelo menos, 15 minutos, auxilia no retorno do sangue ao coração. Foto: Bigstock
Levantar as pernas diariamente por, pelo menos, 15 minutos, auxilia no retorno do sangue ao coração. Foto: Bigstock

No entanto, ela garante que os dois formatos da elevação das pernas dão aquele empurrãozinho ao sangue no caminho de volta ao coração. Isso ocorre porque o sangue arterial é bombeado para todas as extremidades do corpo com força intensa, mas possui certa dificuldade para retornar, principalmente quando a direção é de baixo para cima.

“Então, elevar as pernas auxilia o coração a suprir a força da gravidade, tanto no retorno venoso [que transporta o sangue] como no linfático [que transporta toda a produção das células dos tecidos até o sistema circulatório]”. 

Esse auxílio no caminho de volta do sangue ajuda, de maneira especial, na prevenção de varizes porque faz com que a pressão dentro dos vasos sanguíneos diminua. Isso evita o acúmulo de sangue nas pernas, algo comum em pessoas obesas. “A obesidade está muito associada às varizes porque o excesso de peso nas pernas e a gordura abdominal aumentam a pressão do sangue e dificultam o retorno venoso, já que há obstáculos a mais no caminho até o coração”.

Por isso, Flávia orienta também uma alimentação balanceada, a ingestão de muito líquido e a prática de exercícios físicos. “Isso para todas as pessoas porque o sedentarismo também pode acarretar problemas circulatórios em pessoas magras. Então, que tal começar com uma caminhada três vezes por semana?”, sugere.

Além disso, é importante realizar com frequência exercícios que fortaleçam a panturrilha, conhecida popularmente como batata da perna.“A panturrilha é considerada o coração periférico, então o fortalecimento dela faz com que o sangue retorne ao coração de forma mais eficaz, vencendo a gravidade quando estamos em pé. Quanto mais trabalhar a panturrilha, melhor”, aconselha a médica.

Os exercícios para a panturrilha podem ser realizados junto com a elevação das pernas – com movimentos de flexão e extensão dos pés. “E se a pessoa trabalhar muito tempo sentada, o ideal é levantar a cada duas horas para fazer uma caminhada pelo escritório e, talvez, até um exercício para a panturrilha. São pequenos hábitos que vão prevenir inchaço, desconforto nas pernas e as varizes”, finaliza Flávia.

 Alguns benefícios de elevar as pernas:

  1. Previne surgimento de varizes
  2. Alivia a sensação de pernas cansadas
  3. Diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos
  4. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés
  5. Proporciona momentos de relaxamento

 

LEIA MAIS:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]