Saúde e Bem-Estar

Carla Rocha, especial para a Gazeta do Povo

Aftas, herpes e mais oito alterações na boca que revelam doenças

Carla Rocha, especial para a Gazeta do Povo
13/08/2019 08:00
Thumbnail

Herpes, aftas e verrugas são algumas das alterações na saúde que a boca revela. Foto: Bigstock.

Feridas que não cicatrizam, sangramento na gengiva, verrugas e aftas são algumas das doenças que ocorrem na boca.
Podem ser uma lesão isolada de baixa gravidade ou uma manifestação local de um problema sério no organismo.
A falta de atenção a estas reações, a demora na busca por ajuda profissional especializada e o diagnóstico tardio são fatores agravantes dessas doenças. Aprenda a identificar algumas delas, suas causas, consequências e formas de tratamento.
Afta
Feridas que duram de 7 a 14 dias. Causada por fator imunológico, como a queda na resistência, estresse, traumas, alergias e alteração hormonal. Tratamento: analgésicos e corticoide.
Herpes
Vesículas ou bolhas que se rompem formando crostas de úlceras, que duram de 7 a 10 dias. Causada pelo vírus herpes, é transmitido por saliva, ar e relação sexual. Tratamento: cuidados locais, analgésicos e pomadas antivirais na fase das bolhas.
Verruga
Lesões rugosas, achatadas e esbranquiçadas. Causada pelo HPV (papiloma vírus humano), pode causar até câncer de garganta. Tratamento: remoção cirúrgica das lesões.
Lesões com potencial de malignidade/pré-neoplásicas
Lleucoplasia (manchas brancas) ou eritroplasia (lesão avermelhada). Mais frequente em idosos e fumantes, surgem no assoalho da boca, língua e palato. Podem causar câncer de boca. Devem ser tratadas removendo a lesão por cirurgia.
Câncer bucal
Cortes e fissuras com bordas elevadas e verrugosas, sem dor, em lábios, língua, assoalho da boca e gengiva. Relacionado ao tabagismo. Tratamento: cirurgia e/ou radioterapia.
Gengivite
Vermelhidão, edema, sangramento e perda do contorno dentário. Causada pela placa bacteriana, remédios, gravidez, menopausa e anticoncepcionais. Tratamento: remoção da placa bacteriana.
Língua geográfica
Descamação das papilas linguais em vários locais de modo irregular. Mais comum em quem porta asma e rinite. Causa hipersensibilidade a temperos e alimentos ácidos. Tratamento: desnecessário.
Herpes, aftas e verrugas são algumas das alterações na saúde que a boca revela. Foto: Bigstock.
Herpes, aftas e verrugas são algumas das alterações na saúde que a boca revela. Foto: Bigstock.
Caseum amigdalítico
Formação pastosa no interior das amigdalas, composta de tecidos mortos e bactérias. Causa halitose. Tratamento: gargarejo, retirada manual e em casos mais graves cirurgia.
Candidíase
Comum em crianças e idosos, é causada por um fungo. As placas branco-amareladas revelam imaturidade imunológica ou baixa imunidade. Tratamento: medicamentos antifúngicos.
Língua saburrosa
Acúmulo de restos alimentares e tecidos causada pela respiração bucal, uso de aparelho ortodôntico, enxaguante bucal com álcool, mordedura da mucosa bucal e deficiência de vitamina B. Gera halitose e pode causar gastrite, pneumonia, parada cardíaca, acidente vascular cerebral e a doença periodontal. Tratamento: higienização da língua e correção do fator causal.
Fontes: Jair Demétrio de Souza, otorrinolaringologista; José Miguel Amenábor, estomatologista e Antonio Adilson de Lima, especialista em patologia bucal.
LEIA TAMBÉM