Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Você tem dores de cabeça durante o treino?

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
25/05/2016 11:00
Thumbnail
Praticar exercícios físicos é amplamente saudável, mas durante a atividade é comum surgir uma incômoda dor de cabeça. Esta situação pode ser desencadeada a partir de uma série de motivos, como desidratação, respiração errada, hipoglicemia e contração muscular intensa, que pressiona os vasos e bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro.
Outros fatores que favorecem dores de cabeça são referentes a mudanças no padrão e no comportamento do sono. No caso das mulheres, a TPM pode explicar a origem. Marcelo Santana, professor de musculação e coordenador técnico da Planet Sport Academia, indica observar e ajustar os hábitos de vida para descartar os gatilhos citados e se o sofrimento persistir é importante procurar atendimento médico.
LEIA TAMBÉM:
O incômodo geralmente permanece por algumas horas. “Durante a execução do exercício, dependendo da intensidade, podemos contrair mais músculos do que os solicitados no exercício, como a musculatura da face, do pescoço e do ombro. Isso pode pressionar nervos e vasos sanguíneos, impedindo o fluxo sanguíneo.”, explica Marcelo.
Persistindo as dores o treino deve ser interrompido para evitar possíveis agravamentos.