• Carregando...
Aprenda a fazer receitas gostosas usando whey e shake
| Foto: Gazeta do Povo

Companheiros de academia (e fora dela), o whey protein e os shakes de emagrecimento estão virando ingredientes de uma infinidade de receitas culinárias. São bolos, suflês, musses, panquecas e vitaminas que tornam estes produtos ainda mais atraentes para quem os consome.

Segundo a nutricionista funcional Chris Vitola, o whey protein (proteína extraída do soro do leite) tem aminoácidos de cadeia ramificada, importantes para prevenir a degradação do tecido muscular. O produto ainda ajuda na manutenção da massa magra e no aumento desses músculos. “Gosto muito de indicar a versão hidrolisada (a proteína sofre hidrólise enzimática, garantindo maior velocidade de absorção, além de ser livre de lactose e gordura), pois a tendência à alergia é baixa e a absorção pelo organismo é melhor”, ressalta a especialista.

No caso dos shakes para emagrecer, Chris explica que eles são industrializados e podem substituir uma ou duas refeições quando o objetivo é a redução de peso e a melhora dos níveis de gordura e açúcar no sangue. Mas, tanto no caso do whey protein quanto do shake, Chris alerta para a necessidade de se procurar um especialista que avalie o produto mais indicado (com ou sem lactose, por exemplo, no caso da proteína) e como consumi-lo (doses e horários).

E por que não enriquecer as receitas com outros produtos que também só fazem bem? Algumas sugestões da nutricionista são a farinha de banana verde, a farinha de linhaça (rica em ômega 3) e a farinha integral em substituição à farinha branca. Confira a seguir algumas receitas fáceis de preparar.

Panqueca Proteica

2 colheres de sopa de farelo de aveia
2 claras
1 gema
1/2 dose de whey protein de baunilha ou chocolate

Misture tudo no liquidificador e faça como uma panqueca. Se desejar acrescente canela em pó na massa. Para panqueca salgada use um whey sem sabor. Banana, mel ou frutas de sua preferência são ideias para o recheio.

Shake Hiperproteico

200 ml de água mineral ou água de coco
2 colheres de sopa de whey protein
2 colheres de sopa de flocos de quinoa
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de colágeno hidrolisado

Bata tudo no liquidificador e misture frutas de sua preferência, se desejar.

Shake termogênico

2 pêssegos maduros
6 goji berry
200 ml de água
5 cubos de gelo
2 colheres de sopa de shake de baunilha
1 rodela de gengibre

Suflê de atum

3 ovos
1 colher de sobremesa de azeite extravirgem
½ cebola média ralada
3 colheres de sobremesa de parmesão light ralado
1 lata de atum light em pedaços
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de whey protein sem sabor
1 colher de sobremesa de gergelim torrado ou castanha-do-pará moída

Bata as claras em neve e re­­serve. Refogue a cebola no azei­te, acrescente a farinha diluída em ½ xícara de água, o queijo, o atum, as gemas e o sal. Mexa até engrossar. Retire do fogo, adicione a whey protein e as claras em neve. Leve ao forno até dourar. Polvilhe com gergelim ou castanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]