Saúde e Bem-Estar

Da redação

Aprenda a fazer a imersão em gelo após exercícios

Da redação
16/05/2016 22:00
Thumbnail
Após o exercício, fazer uma imersão no gelo, a chamada crioterapia, ajuda a reduzir tanto as dores musculares quanto as inflamações provenientes da atividade.
Para realizá-la corretamente, é preciso ficar atento à região, ao tamanho da área a ser tratada, ao tipo de traumatismo e a resposta que se pretende obter, diz o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, Diego Leite de Barros. “Para atletas amadores, as compressas de gelo ou gel podem ser aplicadas de forma mais localizada, em sessões de 15 a 20 minutos, enquanto em atletas a imediata imersão em água muito gelada, por até 20 minutos, favorece a reabilitação”, diz.
Ele assinala que só a técnica não trata processos inflamatórios mais intensos. “Caso a dor persista, o ideal é buscar orientação profissional para um melhor diagnóstico e tratamento”.
LEIA TAMBÉM
Como funciona
A fadiga muscular pós-exercícios intensos é comum na rotina dos praticantes de esportes, e o tratamento previne o desgaste da musculatura, que pode afastar o atleta das provas. A técnica funciona no corpo deste modo: o contato com o gelo, ou com a água muito gelada, contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e anti-inflamatório.
Usar complexos vitamínicos também ajuda a atenuar a inflamação muscular, principalmente a suplementação de carboidratos e proteínas, que recompõem o desgaste muscular.