Saúde e Bem-Estar

Redação

Caminhar de forma intensa diminui 20% o risco do câncer de mama

Redação
04/10/2017 08:00
Thumbnail

Caminhar de forma moderada e com frequência ajuda na prevenção do risco do câncer de mama (Foto: Bigstock)

Dois do principais tipos de câncer que mais atingem as mulheres, o câncer de mama e de colo do útero, podem ter o risco reduzido com uma simples mudança da hábito: atividade física.
Se realizada com intensidade moderada e em três blocos de 10 minutos todos os dias, o risco pode reduzir em até 20%. Para isso, as atividades devem somar 150 minutos na semana e precisam levar a um gasto calórico, como uma caminhada ritmada, de 6 a 8 km/h.
Essas atividades físicas estão ligadas ao sistema imunológico e, por isso, podem ajudar na prevenção, já que um dos fatores de risco é o envelhecimento. Quando envelhecemos, temos uma baixa no sistema imunológico, que fica mais predisposto à mutação de DNA, gerando uma célula neoplásica. O papel do exercício físico é no controle da proliferação dessas células, além da melhora do sistema imunológico
Apesar da relação, não é possível afirmar que os exercícios são a principal forma de prevenção da doença. O câncer é multifatorial e os exercícios não vão combater a genética da doença que corre na família, por exemplo. Mas, podem prevenir que as mutações celulares se proliferem.
Exercícios durante o tratamento
Além de ajudar na prevenção, os exercícios físicos podem ter papel fundamental durante o tratamento do câncer, já que um dos principais efeitos dessa fase é a fadiga. Exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas, melhoram o consumo de oxigênio e a disposição, além de atuar no trabalho cardiovascular. A musculação também pode ajudar no reganho de peso e na redução do risco de osteoporose e da perda de massa muscular.
Pulmão e próstata também são beneficiados
Prevenções contra câncer de mama e do colo do útero são os temas mais estudados, mas há resultados positivos das atividades físicas contra cânceres de próstata e de pulmão.
LEIA TAMBÉM