Saúde e Bem-Estar

Agência RBS

Banheiro limpo e sem (tantas) bactérias é possível

Agência RBS
14/07/2015 03:52
Thumbnail
O vaso sanitário precisa ser limpo duas vezes por semana com água sanitária. (Foto: Bigstock)
A maioria dos nossos hábitos de higiene é realizada em um dos ambientes da casa mais contaminados por microrganismos: o banheiro. Para evitar que essa exposição se transforme em atentado à saúde, é preciso manter cuidados com a limpeza e a disposição dos objetos.
As bactérias mais comuns nos banheiros são as enterobactérias, habitualmente encontradas no intestino, e as de pele, transmitidas por meio do contato. O primeiro grupo é um grande causador de infecções urinárias e gastrointestinais, enquanto o outro pode provocar infecções de pele como abscessos e furúnculos.
Veja dicas que podem ajudar a evitar esses tipos de contaminação:
VASO SANITÁRIO
Apesar de não ser o local mais contaminado de uma casa – a esponja para lavar a louça, por exemplo, pode armazenar ainda mais bactérias –, o vaso sanitário merece atenção. É por meio das fezes que muitas bactérias chegam ao banheiro e podem ser espalhadas no momento da descarga. Conforme o biomédico Roberto Martins Figueiredo, se não houvesse teto nos banheiros, uma bactéria poderia ser jogada até seis metros longe.
Por isso, é fundamental dar a descarga com a tampa fechada. Caso contrário, as bactérias podem ficar rodando pelo ambiente por cerca de duas horas, contaminando materiais utilizados na higiene pessoal.
A limpeza do vaso sanitário deve ser feita duas vezes por semana, pelo menos, com água sanitária. As pastilhas perfumadas, colocadas na parte interna do vaso, ajudam a desinfetar o local, mas não substituem a higienização com água sanitária.
Além disso, é importante manter o banheiro ventilado para afastar a umidade, que favorece a proliferação das bactérias.
LIXEIRA
Lixeira com pedal é a ideal.
Lixeira com pedal é a ideal.
O lixo do banheiro deve ser trocado frequentemente, nunca permitindo que transborde. Além disso, é indicado optar por lixeiras com acionamento por pedal, para evitar o contato com as bactérias acumuladas na tampa.
TOALHAS
Troque toalhas de rosto três vezes por semana.
Troque toalhas de rosto três vezes por semana.
A troca das toalhas depende da frequência de uso, mas o ideal é que não fiquem totalmente úmidas ou com sinas de sujeira muito aparentes. Em banheiros de família, geralmente compartilhados por duas ou mais pessoas, a recomendação é trocar as toalhas de rosto três vezes por semana.
A de banho deve ser de uso individual, com trocas duas vezes por semana, e o indicado é deixá-las estendidas, recebendo boa ventilação.
Nos banheiros públicos, evite utilizar os secadores de ar quente. Eles podem aumentar em 250% a propagação de bactérias nas mãos, devido ao ar do ambiente já contaminado que é sugado pelo aparelho. Nesses casos, dê preferência a toalhas de papel, com as com as quais o risco de contaminação pode diminuir em 40%.
Fontes: infectologista do Hospital Moinhos de Vento Tainá Fagundes Behle; médico infectologista do Hospital Conceição André Luiz Machado; e biomédico Roberto Martins Figueiredo.