Saúde e Bem-Estar

Jennifer Koppe

Boa forma em meia hora

Jennifer Koppe
30/09/2007 19:34
Parece difícil acreditar que apenas 30 minutos sejam suficientes para manter a saúde e o corpo em forma, mas é cada vez mais comum as academias oferecerem os circuitos de exercícios como alternativa àqueles que simplesmente não têm tempo ou paciência de passar horas treinando.
Os resultados são comprovados e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 30 minutos diários de atividade física para melhorar a disposição, afastar os problemas de saúde, fortalecer a musculatura e perder peso.
As academias express garantem que o circuito de exercícios de meia hora, se for bem executado, equivale a até uma hora e meia de atividade em uma academia convencional. A perda pode chegar a até 600 calorias por aula.
A empresária Sandra Nunes Correia, proprietária da Curves Centro, clube de fitness exclusivo para mulheres, explica como funciona o método, que já existe há mais de 15 anos. “É realizado um treinamento aeróbico juntamente com o de fortalecimento muscular. Como os equipamentos são de resistência hidráulica, ao invés de levantar pesos, você faz o movimento de puxar e empurrar, que acelera a freqüência cardíaca enquanto você trabalha dois grupos musculares opostos ao mesmo tempo.”
A pedagoga Márcia Lago, 48 anos, começou a freqüentar a Curves em maio e em pouco tempo já sentiu a diferença. “Os meus braços e pernas ficaram mais tonificadas e já perdi medidas”, conta. Já a estudante Juliana de Siqueira, 22, perdeu cinco quilos em cinco meses, “sem cuidar da alimentação”, e agora está treinamento para adquirir força muscular.
A base do circuito da Contours Express, também voltada para mulheres, é praticamente a mesma da Curves, mas são utilizados equipamentos tradicionais de musculação. “É possível graduar a sobrecarga de acordo com o condicionamento e o objetivo de cada aluna e trabalhamos com outros aparelhos como camas elásticas, slides, steps, fit balls, halteres, caneleiras e elásticos”, explica a professora de educação física Kátia Maria Lass, coordenadora da Contours.
O professor Ciro Rodrigues Añez, diretor de esportes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), confirma os benefícios dos circuitos. “Os exercícios são executados com uma intensidade relativamente alta, gasta-se mais energia por unidade de tempo, o que permite uma perda considerável de calorias e hipertrofia muscular”, explica. O professor observa porém que os exercícios não são os mais indicados para quem busca maior resistência física. “Nestes casos, os treinos longos são mais indicados.”
Serviço
Curves Centro – Av. Silva Jardim, 1.154, fone (41) 3077-5888, site www.curves.com.br. Com outras unidades nos bairros Champagnat, Batel, Santa Felicidade, Jardim Botânico, Cabral e em São José dos Pinhais e em Londrina.
Contours Express – Av. Sete de Setembro, 6.131, fone (41) 3016-2324, site www.contoursexpress.com.br. Com unidade também em Cascavel.
Citrus Gym – é a primeira franquia de express fitness criada na América Latina. Oferece um circuito de 30 minutos para homens e mulheres que inclui alongamento, musculação, treinamento para agilidade e equilíbrio, além de condicionamento cardiovascular. Rua Camões, 610, fone (41) 3015-2411, site www.citrusgym.com.br. Com unidade também em Londrina.
Sui Generis Wellness and Fitness Express – circuito de 30 minutos para homens e mulheres formado por nove aparelhos hidráulicos e pressurizados. Entre os exercícios, são realizados exercícios aeróbicos para desenvolver habilidades como equilíbrio e coordenação. Rua Castro Alves, 776, fone (41) 3243-0181, site www.circuitosuigeneris.com.br.