Saúde e Bem-Estar

Adriana Czelusniak -adrianacz@gazetadopovo.com.br

Boca saudável

Adriana Czelusniak -adrianacz@gazetadopovo.com.br
05/09/2010 03:17
Raspador de língua
Apesar de parecer novidade, arqueólogos descobriram que limpadores linguais eram usados no ano 100, em Roma. “Eles são importantes para a remoção da saburra lingual, que nada mais é que um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado que adere ao dorso da língua. É composto de bactérias, restos alimentares, células descamadas da mucosa oral e outros restos salivares”, explica a periodontista Rossana Fabri. Este resíduo deve ser removido para não recontaminar os dentes ou causar mau hálito. Existem muitos modelos de raspadores. Alguns vêm na parte de trás da cabeça das escovas, mas o ideal é que o raspador tenha uma espécie de lâmina suave, adequada para a região da língua. Pode ser usado após todas as escovações – com suavidade para não causar lesões pelo atrito – ou ao menos uma vez ao dia.
Dentifrício
Mais conhecido como creme ou pasta dental, esse produto auxilia na limpeza bucal e pode ajudar a inibir cáries, diminuir a placa, prevenir e tratar a gengivite e o cálculo dental. “De modo geral, as pastas disponíveis nos supermercados e farmácias são adequadas a todas as pessoas, variando o sabor ou a textura”, explica Rossana. Ou seja, nada de gastar dinheiro comprando uma pasta que promete demais. As pastas específicas, para hipersensibilidade dentinária, por exemplo, só devem ser usadas com indicação do dentista.
Enxaguantes bucais
Um bom enxaguante elimina bactérias e outras estruturas patogênicas, sem irritar ou alterar a mucosa oral. Os que contêm álcool devem ser evitados, pois desidratam a mucosa da boca. A periodontista Maristela Lobo é cautelosa. “É um produto que atrapalha. A pessoa fica com a sensação de estar com a boca limpa, sem que isso seja verdade. Muitos fazem uma escovação deficiente, acreditando que o bochecho vai completar ou resolver alguma coisa.” Já o periodontista Vinícius Tramontina, professor da PUCPR e responsável pela Odontologia do Hospital Milton Muricy, da Amil, se preocupa com os efeitos colaterais. “O uso diário e indiscriminado desses produtos deve ser evitado, pois apresentam agentes químicos que com o tempo poderão apresentar descamação da mucosa, ardência, manchamento dos dentes, dentre outros.” Quer usar? Além de dar preferência para um sem álcool, é possível mandar manipular uma solução de fluoreto de sódio a 0,05 % sem corante e com um mínimo de aromatizante.
Fio dental
O uso deste item de limpeza simples e barato é recomendado antes ou após cada escovação ou, no mínimo, antes de dormir. Ele deve ser posicionado a partir do sulco gengival (um espaço de aproximadamente dois milímetros entre a gengiva e os dentes).Tanto faz o fio ou a fita dental, basta experimentá-los para ver com qual a adaptação acontece melhor. Se enroscar entre os dentes, não é necessariamente um defeito do produto. “Isso pode ser algum sinal de problema nos dentes, como cáries, restaurações ou próteses mal-adaptadas ou até mesmo presença de tártaro. Nesses casos um dentista deve ser procurado para uma avaliação”, explica Tramontina.
Escova de dentes