Saúde e Bem-Estar

Da redação

Cada fase da vida pede um cuidado de pele

Da redação
13/05/2016 16:00
Thumbnail
A redução natural e progressiva do colágeno e da elastina, a falta de hormônios e os desgastes físicos são algumas condições que levam à perda da vivacidade da pele com o passar dos anos. Junte-se a isso a exposição cotidiana à radiação ultravioleta, poluição, tabagismo, má alimentação, excesso de consumo de álcool, doenças dermatológicas e maus hábitos de vida, e se tem a qualidade da pele no momento do envelhecimento:  flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto são alguns dos principais danos causados pelo tempo.
Não há ideal certa para começar a tratar a pele, que exige o uso diário de filtro solar, a limpeza da pele (de resíduos e de maquiagens sempre), e a hidratação do rosto para manter a beleza cutânea facial. “O tratamento ideal depende das necessidades especiais de cada pele e o ponto chave é sempre a prevenção. É imprescindível consultar seu dermatologista regularmente, prevenir-se do sol, alimentar-se bem e ingerir muito líquido”, explica a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Caroline Assed Saad.
Leia também
Porém, cada faixa etária exige um cuidado mais específico:
25 a 40 anos
A palavra chave é prevenção. Use diariamente protetor solar de amplo espectro, anti-UVA e UVB, higienize a pele e aplique cremes antioxidantes tópicos e eventualmente orais, como a Vitamina C, vitamina E, extrato do café verde, por exemplo.
40 até 50 anos
Além dos fotoprotetores e antioxidantes, use agentes firmadores, antirrugas e despigmentantes, se necessário. Isso porque começam a apresentar perda de elastina e colágeno e a hidratação da pele começa a sofrer alterações. Alguns tratamentos estéticos mais invasivos podem ser indicados de acordo com cada caso, sempre com orientação do dermatologista.
A partir dos 50 anos
Passe a usar produtos que estimulam a produção de colágeno na face e ao redor dos olhos. Tratamentos estéticos como peelings e lasers são recomendados, além da toxina botulínica e preenchedores, mas é preciso consultar um dermatologista para saber a melhor indicação.