Saúde e Bem-Estar

Da Redação, com agência

Como ler os rótulos dos produtos industrializados?

Da Redação, com agência
29/09/2015 12:02
Thumbnail
Ler os rótulos dos produtos industrializados pode ser uma tarefa difícil. Como os consumidores estão mais conscientes com a saúde, e buscam mais informações a respeito, os fabricantes usam truques para enganá-los. Confira as dicas!
Pule as informações da frente
Os rótulos da frente normalmente são os mais enganadores, e visam ludibriar o consumidor a comprar, pois ou trazem informações falsas ou mostram uma falsa pretensão de saúde. Estudos indicam que colocar frases que chamem a atenção para a saúde pode afetar a escolha dos consumidores.
Veja a lista de ingredientes
Os ingredientes são listados por quantidade, do maior para o menor. Tente procurar por produtos que listem alimentos inteiros como os primeiros três ingredientes e desconfie de produtos com uma longa lista de ingredientes e nomes que você desconhece, como muitos conservantes, corantes e flavorizantes.
Fique de olho nas porções
Busque no produto as informações nutricionais e veja qual é a porção que foi analisada. Os tamanhos das porções listadas  podem não ser a quantidade total do produto. Além disso, os fabricantes geralmente listam uma quantidade muito menor do que a maioria das pessoas come como uma porção individual. Por exemplo, em um pacote de salgadinho de 40g, eles podem colocar informações nutricionais de 10g daquele produto.
Frases impactantes
Há muitas palavras que as pessoas relacionam com a melhora da saúde e são comumente usadas nos produtos industrializados para ludibriar os consumidores a pensar que um alimento processado não saudável é na verdade bom para a saúde. Por exemplo, o termo multigrão parece ser muito saudável, mas na verdade significa que há mais de um tipo de grão no produto. Para que o produto seja integral, o primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral. A expressão sem açúcar adicionado não significa que, por não ter esse açúcar a mais, o produto é saudável, visto que muitos produtos são naturalmente ricos em açúcar. O termo flavorizado de frutas em alimentos processados refere-se ao sabor natural, como o iogurte de morango. No entanto, pode não ter nenhuma fruta no produto, somente químicos que conferem o gosto da fruta.
Diferentes nomes para o açúcar
O açúcar pode ser descrito por muitos nomes na lista de ingredientes, muitos dos quais você pode não reconhecer, como a cana de açúcar, o açúcar invertido, xarope de milho, dextrose, melação, xarope de malte, maltose, entre outros.