Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Como tornar a lancheira de seu filho saudável

Adriano Justino
20/02/2014 03:48
Bombardeadas pela oferta de carboidratos e lipídeos, ao mesmo tempo em que tem se tornado cada vez mais escasso o consumo de fibras, as crianças estão no fogo cruzado da briga por uma alimentação saudável. E é na escola, com centenas de meninos e meninas reunidos, que os desequilíbrios nutricionais vêm à tona, tão logo são abertas as suas lancheiras.
A nutricionista Luciane Gonçalves de Lima, docente do curso de Nutrição da Faculdade Evangélica do Paraná e consultora de escolas, mostra por conhecimento adquirido na experiência, como é a “lancheira padrão” que as mães costumam montar para seus filhos. “Ela se resume a eventualmente uma fruta, suco de caixinha, biscoitos industrializados, produtos ricos em sódio, gorduras e açúcares”, diz ela, que é membro do colegiado do Conselho Regional de Nutrição (CRN-8), e autora do livro Alimentação Infantil: Receitas Nutritivas e Equilibradas, pela editora Juruá.
Sugestões
Veja como são as lancheiras que as mães preparam e uma opção muito mais saudável
A lancheira-padrão que as mães montam
• Suco ou achocolatado de caixinha
• Biscoito simples e recheado
• Fruta (eventualmente)
Comentário: contêm produtos industrializados, ricos em sódio, gorduras e açúcares, conservantes, corantes, aromatizantes, acidulantes, entre outros. Mesmo os biscoitos doces são fonte de sódio, além de levarem açúcar e gordura hidrogenada.
Uma opção mais saudável
• Suco de fruta natural ou de polpa congelada ou bebida a base de leite
• Frutas, palitos de cenoura, castanhas
• Sanduíche de pão integral com queijo branco, torta salgada de legumes, biscoitos caseiros simples, cookies de aveia
• Bolos feitos em casa de farinhas ricas em fibras, como aveia, farinha de centeio, de trigo integral; e que tenham alguma fruta ou legume.