Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Como vai o seu colesterol? E o coração?

Amanda Milléo
25/02/2016 09:00
Thumbnail
Colesterol alto, acima de 200 mg/dL, significa alto risco de doenças ateroscleróticas e cardiovasculares, que afetam o coração e as artérias, e causam enfarto, parada cardíaca e outras situações que ninguém quer. Ter um colesterol muito abaixo do indicado, no entanto, também não é recomendável, de acordo com Costantino Costantini, cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, durante uma palestra no Estúdio Bom Gourmet, no shopping Pátio Batel.
Deixar que o colesterol total caia para abaixo de 80 mg/dL pode afetar a produção hormonal dos homens, reduzindo a produção de testosterona, além de afetar a reprodução celular. “O colesterol é importante para o organismo, e faz parte da parede celular, na reprodução das células. Ter um colesterol muito baixo pode causar uma alteração importante nessa reprodução celular, especialmente nos jovens, onde a reprodução é em uma velocidade mais intensa que nas pessoas mais velhas”, explica Costantini.
Equilíbrio
Cerca 70% do colesterol do organismo é produzido pelo fígado e 30% vem da alimentação. Se o fígado produzir além do necessário, é preciso compensar na dieta – aumentando o consumo de alimentos antioxidantes e benéficos para o colesterol, e reduzindo aqueles que favorecem o colesterol “ruim”.
“É a regrinha dos 5 + 5 + 5. Cinco porções de frutas, de legumes e cinco tipos de carnes, pois existe mais que a carne vermelha. Pode comer diferentes tipos de peixes, por exemplo, três ou quatro vezes na semana, e o consumo dele deveria ser mais estimulado, inclusive”, afirma o cardiologista.