Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo

Sorgo: o grão que previne doenças, combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo
24/05/2018 07:00
Thumbnail

O sorgo, grão parecido com o milho, é um alimento funcional rico em antioxidantes | Gazeta do Povo

Muito utilizado na alimentação animal, o sorgo, um tipo de cereal semelhante ao milho, está ganhando cada vez mais espaço na mesa de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. O grande trunfo deste grão é o fato de ser um poderoso antioxidante, comparado aos cerais mais usados na culinária brasileira, como o trigo, arroz e até mesmo o próprio milho.
“O sorgo é considerado um alimento funcional, pelos nutrientes que possui e benefícios que traz para quem o consome”, explica José Avelino Santos Rodrigues, pesquisador da área de melhoramento de sorgo da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas-MG.
Segundo estudos do órgão, entre os compostos antioxidantes mais relevantes estão as fibras, as antocianinas, os ácidos fenólicos e os taninos. “Estes nutrientes são ligados à prevenção de várias doenças, como as cardíacas e até mesmo câncer, além de combater o envelhecimento e contribuir para a flora microbiana do intestino”, informa.

Bom saciador

Outra vantagem é o fato de o sorgo promover uma saciedade maior que os grãos semelhantes, o que o torna aliado de quem está de olho na balança. “É um cereal rico em carboidratos, mas também com muita fibra, o que faz com que tenha um menor índice glicêmico comparado ao trigo e ao arroz”, explica a nutricionista funcional Marcela Caron.
Para Rodrigues o poder do grão é tão grande que até mesmo se evita alimentar os animais com a variedade que é ofertada para o consumo humano. “Esta variedade contém muito tanino, por isso não é ofertada aos animais que precisam engordar. Dizemos que é um sorgo anti-obesidade”, brinca o pesquisador, que explica que embora seja novidade em terras brasileiras, em países da Ásia e África o grão já é tradicionalmente usado na culinária.

Sem glúten

Além do baixo índice glicêmico, o fato de não conter glúten torna o sorgo uma excelente opção para celíacos e pessoas que seguem dietas que restringem esta substância. “A farinha de sorgo é altamente nutritiva e pode ser usada para substituir a farinha de trigo em receitas como pães, bolos e biscoitos”, sugere Marcela, que ainda destaca outros nutrientes do grão, como a vitamina B6 e o magnésio.
Para Rodrigues, uma grande vantagem da farinha de sorgo é o fato de ela ter um sabor leve e neutro. “Ao contrário da farinha de milho, que fica muito evidente nas preparações, a de sorgo é neutra, como a de trigo, então o que vai prevalecer nas receitas é o sabor dos outros ingredientes”, afirma o pesquisador.
Além da farinha, o sorgo também pode ser consumido na forma de grãos, que geralmente entram em receitas em substituição ao arroz. “Ele, depois de cozido, fica parecido com a cevadinha. Pode ser usado em saladas, risotos e até mesmo estourado como pipoca”, sugere a nutricionista.

Acesso

Segundo ela, o produto pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais, tanto in natura quanto na forma de farinha. “É importante sempre priorizar as versões mais integrais do grão, que contém mais fibras e taninos”, sugere o pesquisador, que aponta ainda outro ponto a favor do alimento: o preço. “É um grão que precisa de menos água no seu cultivo e por isso seu custo fica em torno de 60 a 80% do custo do milho”.
Para se ter uma ideia, um quilo de sorgo in natura custa cerca de R$ 2. Além disso, por ser uma planta mais resistente a pragas, sofre menos ação de produtos químicos, quando comparada a outros cultivos.

Pipoca de sorgo

A nutricionista Marcela Caron ensina como fazer a pipoca de grão de sorgo:
  • 2 xícaras de sorgo em grãos
  • Óleo de coco ou azeite de oliva (apenas cobrir o fundo da panela)
Coloque o óleo ou azeite na panela, espere esquentar bem e acrescente os grãos. Tampe e aguarde estourar, mexendo durante o processo para evitar que os grãos grudem no fundo. Tempere a gosto.
LEIA TAMBÉM: