• Carregando...
Cozinhe depois de ler
| Foto:

A busca por uma alimentação mais saudável caminha geralmente ao lado do consumo consciente. Para ter acesso a esse tipo de conhecimento não é preciso ir longe. De livros e revistas a vídeo-documentários online, há diversas opções de conteúdo capazes de despertar reflexões sobre o assunto. Que tal começar o ano com a meta de comer melhor? Separamos alguns títulos para você se inspirar.

SAL, AÇÚCAR, GORDURA

Cozinhe depois de ler

Neste livro reportagem, o jornalista investigativo do The New York Times e vencedor do Prêmio Pulitzer, Michael Moss, faz uma análise da indústria alimentícia. De um jeito intrigante e criativo, mostra como marcas mundialmente conhecidas – e consumidas -, como Nestlé, Coca-Cola, Kellogg, entre outras, modificam os alimentos para torná-los mais saborosos e viciantes. Para Moss, o sal, o açúcar e a gordura são substâncias sem as quais a indústria não consegue sobreviver. Autor: Michael Moss. Editora: Intrínseca (512 páginas).

COZINHANDO SEM DESPERDÍCIO

Cozinhe depois de ler

Todos os dias, preparamos refeições com as partes nobres dos ingredientes. Cascas, talos e raízes são descartados sem muita atenção. Neste livro, porém, a italiana Lisa Casali cria cardápios completos com pratos simples à elaborados para o cotidiano utilizando a criatividade a partir do que seria desperdiçado na cozinha. São mais de 130 receitas saudáveis para aproveitar ao máximo os ingredientes, economizar nas compras e também reduzir o consumo de água, energia elétrica e gás. Autor: Lisa Casali. Editora: Alaúde (237 páginas).

EM DEFESA DA COMIDA

Cozinhe depois de ler

A maioria dos produtos enfileirados nas prateleiras do supermercado exaltam benefícios à saúde. Michael Pollan é categórico e diz que este é um sinal de alerta. Segundo ele, quatro das dez principais causas de morte hoje são doenças crônicas ligadas à alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer. “Em Defesa da Comida” é um livro que desperta a reflexão sobre todos os nossos hábitos alimentares. O primeiro item de seu manifesto é: não coma nada que sua avó não reconheceria como comida. Autor: Michael Pollan. Editora: Intrínseca (271 páginas).

MUITO ALÉM DO PESO

Cozinhe depois de ler

O documentário foi lançado em novembro de 2012 e até hoje promove o debate sobre o aumento da obesidade infantil no Brasil, que atinge mais de 33% das crianças em todo o país. Histórias reais ilustram “Muito Além do Peso” e mostram os efeitos da publicidade e da indústria dos alimentos na dieta das crianças. O filme conta, também, com falas de grandes personalidades relacionadas à conscientização alimentar, como o chef britânico Jamie Oliver. Direção: Estela Renner (84 min). País: Brasil.

AÇÚCAR!

Cozinhe depois de ler

Em prol de uma alimentação saudável, o segredo é ficar longe de chocolates, refrigerantes e doces. Na dúvida, o melhor é escolher os rótulos que celebram palavras como “light” e “saudável”, certo? Errado. Para comprovar a quantidade assombrosa de açúcar que consumimos através de iogurtes, cereais, molhos e tudo o que a indústria alimentícia rotula como “saudável” e “light”, o australiano Damon Gameau manteve uma dieta baseada apenas nestes alimentos durante dois meses.  O resultado é surpreendente. Título Original: That Sugar Film

Lançamento: 2015. Direção: Damon Gameau (1h42min).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]