Saúde e Bem-Estar

Da redação

Curitibanos vão ganhar tratamento odontológico gratuito

Da redação
27/04/2015 16:38
Thumbnail
Nesta terça (28), o Dia Mundial do Sorriso, moradores de 11 a 17 anos de Curitiba ganharão a chance de receber tratamento odontológico gratuito até os 18 anos. A terceira edição da maior triagem odontológica do mundo será realizada em 300 municípios de 12 países pelo globo, levando cuidados e atendimento ao sorriso de milhares de crianças e jovens carentes. Na capital, a seleção acontecerá nesta terça-feira (28), das 10 às 16 horas, na Associação de Moradores do Cajuru. A iniciativa é da Oral B e do programa Dentista do Bem.
O evento tem o objetivo de identificar adolescentes de baixa renda que necessitem de tratamento odontológico. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma Selma Rocha Santos, voluntária da TdB, organização social que gerencia o programa Dentista do Bem. Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.
Seleção
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e adolescentes mais pobres e com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Mais informações no site da Turma do Bem.