Saúde e Bem-Estar

Da redação

Dicas para curtir o Rock in Rio sem prejudicar a saúde

Da redação
17/09/2015 18:19
Thumbnail
Evento reúne milhares de apaixonados pela música. (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)
Diversão é a palavra de ordem ao participar de um evento como o Rock in Rio, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a pessoa esteja bem no dia seguinte. É preciso prestar atenção aos sons muito altos e o uso excessivo da voz.  “É normal elevar o tom de voz para falar ou mesmo cantar”, comenta Luciane Mello,  médica otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, mas é preciso tomar cuidado associar o uso excessivo da voz ao consumo de bebidas alcoólicas e também geladas com o corpo ‘quente’. “Além do ressecamento da mucosa respiratória e da transição brusca de temperatura, o abuso vocal pode levar a inflamações na garganta e a rouquidão”, completa Luciane.
Outro problema é quando uma pessoa fica por muito tempo exposta aos altos níveis sonoros. Para ser considerada uma música alta e, portanto, causar prejuízo à saúde auditiva, o volume deve estar acima dos 85 decibéis (db). Nesta intensidade, qualquer pessoa poderá ficar exposta até oito horas por dia.  Quando realizado de maneira abrupta e o som demasiadamente elevado, pode levar a perdas de células auditivas, de maneira irreversível. “É comum depois desses momentos, as pessoas sentirem zumbidos, dores de ouvido, irritação e diminuição da capacidade de ouvir. No caso desses sintomas persistirem por muito tempo após a exposição é importante que a pessoa procure um especialista para uma correta avaliação e conduta”, destaca Luciane.
Também é importante se manter hidratado, antes, durante e após o evento. Para uma pessoa normal, João Luiz Carneiro, nefrologista do Hospital VITA, recomenda a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia. “Em dias secos e quentes, ou com a prática de exercícios, pode-se consumir até cinco litros diários – ou 200 ml a cada 20 minutos de atividade física moderada”, diz. “A água pura hidrata o corpo, faz bem para a pele, realiza o equilíbrio hidro-eletrolítico, regula a temperatura corpórea, o que não acontece – pelo menos não da mesma forma – com outros tipos de bebida”, acrescenta a nutricionista Flávia Sguario.
Veja outras dicas da médica otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa para curtir (sem estresse com a saúde!) o Rock in Rio:
– Evite permanecer por muito tempo no mesmo local com o som “ensurdecedor”;
– Evite abusar da voz de maneira prolongada;
– Evite mudanças bruscas de temperatura (se estiver frio, leve um agasalho para colocar na saída do espetáculo);
–  Hidratação, sempre! Carregue um copo/garrafa com água durante todo o show;