Sem organização e com aquela velha vontade de abraçar o mundo, as prováveis consequências para quem não sabe se organizar são conhecidas de todos: estresse, ansiedade, angústia, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). “A forma como a pessoa administra o seu tempo tem a ver com o seu funcionamento psíquico. Ela fica repetindo ‘não tenho tempo’, ‘não consigo fazer isso’, mas de repente consegue se organizar e vê que é possível”, explica a psicóloga Sandra Moreira Oliveira.
Parece óbvio, mas é importante lembrar que ninguém nasce organizado. O escritor Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade (e autor do blog
Não espere mais
Aproveite o caminho
Se tiver vontade, aproveite o tempo livre gasto dentro do carro, em um avião ou no ônibus para ler, adiantar ligações, trabalhar no laptop (caso não seja o motorista, lógico) ou escutar audiolivros. Você evitará a possível sensação de que não tem feito nada para seu desenvolvimento pessoal ou profissional.
Aprenda a se relacionar
Mesmo no ambiente de trabalho, a socialização traz inúmeros benefícios, como o aumento da satisfação com o emprego e do moral e da produtividade. Mas cuidado para não distrair as pessoas ou não se deixar distrair por elas. Ao procurar alguém, sempre pergunte se ele pode atendê-lo naquele momento.
Enfrente as barreiras
Quanto mais fugimos de uma tarefa, mais intensa se torna a resistência a ela e mais difícil a sua execução. No entanto, quando uma resistência é vencida e uma tarefa é executada, ela se torna mais fácil.
-
Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia
-
Filho do traficante Marcinho VP vira rapper de sucesso idolatrando o tio Elias Maluco, assassino de Tim Lopes
-
Mauro Cid, a prisão e o sigilo
-
“Miami do Sul” tem praias naturais, ilhas exclusivas e terrenos de R$ 3 milhões
Deixe sua opinião