• Carregando...
Em busca do equilíbrio
| Foto: PEDRO SERAPIO


Sem organização e com aquela velha vontade de abraçar o mundo, as prováveis consequências para quem não sabe se organizar são conhecidas de todos: estresse, ansiedade, angústia, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). “A forma como a pessoa administra o seu tempo tem a ver com o seu funcionamento psíquico. Ela fica repetindo ‘não tenho tempo’, ‘não consigo fazer isso’, mas de repente consegue se organizar e vê que é possível”, explica a psicóloga Sandra Moreira Oliveira.

Parece óbvio, mas é importante lembrar que ninguém nasce organizado. O escritor Christian Barbo­­sa, especialista em administração do tempo e produtividade (e autor do blog maistempo.com.br), conta que aprendeu na marra a dar valor à gestão do tempo. “Minha vida era uma zona, fiquei muito doente e cheguei a ter um tumor no estômago por causa disso. Mas encontrei na gestão de tempo uma solução. A produtividade é uma competência que se aprende. Temos de seguir um método, usar uma ferramenta e planejar desde tarefas ao ócio e lazer. Quando definimos o que é prioritário, não existe a sensação de culpa”, diz. O escritor lembra que nunca vai existir a perfeição na gestão do tempo, mas que é o equilíbrio o que devemos buscar.

Não espere mais

Aproveite o caminho

Se tiver vontade, aproveite o tempo livre gasto dentro do carro, em um avião ou no ônibus para ler, adiantar ligações, trabalhar no laptop (caso não seja o motorista, lógico) ou escutar audiolivros. Você evitará a possível sensação de que não tem feito nada para seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

Aprenda a se relacionar

Mesmo no ambiente de trabalho, a socialização traz inúmeros benefícios, como o aumento da satisfação com o emprego e do moral e da produtividade. Mas cuidado para não distrair as pessoas ou não se deixar distrair por elas. Ao procurar alguém, sempre pergunte se ele pode atendê-lo naquele momento.

Enfrente as barreiras

Quanto mais fugimos de uma tarefa, mais intensa se torna a resistência a ela e mais difícil a sua execução. No entanto, quando uma resistência é vencida e uma tarefa é executada, ela se torna mais fácil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]