• Carregando...
Foto: reprodução.
Foto: reprodução. | Foto:

Em Curitiba por ocasião do lançamento do seu livro “Ruah”, obra que dá continuidade ao “Philia” em que o autor compartilhava sua experiência de superar a depressão, Padre Marcelo Rossi falou sobre a importância de hábitos saudáveis no dia a dia, de cuidar do corpo e do espírito com boa alimentação, exercícios físicos e oração. Mudanças que ele fez em sua própria vida. “Essa magreza é saúde. Eu antes estava inchado, com retenção de líquido. Graças a Deus, com a dieta, com alimentação sadia, tirei fora. As pessoas hoje perguntam ‘padre, você está doente?’. Eu estou completando 49 anos e nunca estive tão bem”, explicou. O religioso esclareceu que o inchaço era causado por anti-inflamatórios que ele tomava para aliviar dores que sentia na coluna. “Com autorização médica e com a dor, eu acabava tomando e eu acabei inchando. Hoje eu não tomo nenhum remédio”, disse.

Saiba mais sobre o lançamento do livro.

Quadro de depressão

A depressão de padre Marcelo foi desencadeada por um acidente na esteira de corrida, em 2010, e agravada pela perda de três cachorrinhos em seguida. O acidente fez com que ele quebrasse a perna e ficasse numa cadeira de rodas por seis meses. Usando anti-inflamatórios ele ganhou peso e chegou a pesar 125 kg. Com muita fé, garra e o carinho do público que lê seus livros, o sacerdote vem superando os desafios e transformando sua experiência em lições de vida.

O religioso afirmou que não acreditava que estar sofrendo de depressão. “Achava que era frescura. Foram sete meses e 22 dias de depressão”, revelou. Na época, não conseguia mais dormir e se sentia mal ao ajudar alguns dos fiéis da Igreja a superarem os seus problemas. “Um dia eu comecei a perceber que estava achando a minha rotina sacal, que ficava na missa olhando para o relógio querendo que ela acabasse logo… Foi aí que me dei conta que algo estava errado. Ser sacerdote foi uma escolha da minha vida, eu larguei tudo por isso, meu trabalho é um prazer”, explica.

Reeducação

O Padre explicou que a nova obra é uma tentativa de explicar para as pessoas a importância de ter hábitos simples e saudáveis. Além da dieta com alimentação saudável, ele, que é formado em Educação Física, contou que faz esteira ou caminhadas rezando o rosário que duram geralmente uma hora e meia. “Lembrando que o rosário não é um terço, são quatro. Em distância finalizo entre 10 e 15 km”, pontuou.

Na publicação ele também reforça a importância de não fazer dietas malucas. “Eu cheguei a comer alface e hambúrguer por um tempo. Foi meu maior erro. Emagreci, é claro, mas perdi em saúde e depois aumentei o peso assim que voltei a comer normalmente”, relatou. Se ele tem um ponto fraco? O chocolate. “Antes, se me deixassem com uma caixa de bombom eu comia numa sentada. Hoje eu aprendi o meu limite”, conta.

Para ele o objetivo sempre deve ser sempre a saúde, nada estético. Ele confessa que deve fazer algo para aumentar sua massa muscular, mas não já. Para ele, para conseguir se curar o mais importante é reconhecer e aceitar. “Eu precisei cair na real sozinho”, finaliza.

Cinco dicas para ter uma vida mais saudável

1 “Café da manhã, almoço e jantar são sagrados. Tire pelo menos 40 minutos para fazer suas refeições. E, lembre-se, o café da manhã merece uma atenção especial.”

2 “Faça ginástica. Caminhe rápido por pelo menos 45 minutos. Isso provoca a liberação do hormônio do bem-estar, a endorfina. É melhor do que comer chocolate, porque não engorda.”

3  “Você tem que ter um tempo para viajar de férias por pelo menos 15 dias por ano, e sem sentir culpa. Só no décimo dia é que a gente se desliga das preocupações rotineiras.”

4 “Não deixe de dormir pelo menos oito horas por noite. A falta de sono acaba com qualquer um.”

5 “Tome um copo de água meia hora antes do almoço e tome cuidado com o sódio. A comida já tem sal, não precisa colocar mais.”

Serviço:

O lançamento do livro acontece hoje das 14h30 às 20h, na Livrarias Curitiba do Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]