• Carregando...
Entenda a moda do crossfit
| Foto: Picasa

“Como está estampado na parede do nosso box, “seu limite não será mais o mesmo”. E os desafios dessa modalidade nunca têm fim, pois, no fim das contas, a única competição é contra você mesmo”, diz o atleta Mauro Tavares Filho, praticante da modalidade há seis meses. (Foto: Arquivo pessoal) 

O atleta Mauro Tavares Filho, 28 anos, conheceu a metodologia crossfit há seis meses. Motivado por uma melhora na qualidade vida, ele enfrentou a dieta restritiva e escolheu o crossfit por conta dos desafios proporcionados pela modalidade. “Além do ganho físico em resistência, impulsão, força e agilidade, temos também o ganho psicológico, o que ajuda a aprender a lidar melhor com o seu corpo. E tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida”, conta Tavares.

Assim como ele, diversas pessoas passaram a se dedicar à nova modalidade física criada pelo treinado Greg Glassman nos Estados Unidos, nos anos 8o, seduzidas, principalmente pela possibilidade de fuga da mesmice da rotina da musculação tradicional. No crossfit, há levantamento de peso, exercício aeróbico e séries que variam a cada treino, que costuma durar, em média 1h.   As aulas costumam acontecer ao ar livre ou dentro de boxes (nome dado ao espaço de treinamento). “A sedução por essa modalidade se faz pela característica competitiva que um treino proporciona. Digo competitiva contra o próprio aluno, pois cada treino é uma vitória pessoal. As pessoas estavam cansadas da mesmice da musculação convencional e procuravam algo mais dinâmico, que trouxesse o mesmo resultado. Dessa carência, surgiu o crossfit”, explica Renato Cazula, coach de Crossfit e instrutor da academia Bodytech Crystal.

Em Curitiba, há mais de 15 academias credenciadas, mas será que todos podem aderir à moda? Para Cazula, sim, desde que haja uma supervisão correta.  “A atividade pode mudar a sua vida e, como qualquer atividade física, o professor é parte fundamental para que todo mundo consiga fazer o crossfit com saúde. Tudo pode ser adaptado para o seu condicionamento ou situação física, cabendo ao professor entrevista antes para poder traçar seus objetivos e adaptar o que possivelmente fará mal”, orienta Cazula.

Para quem deseja ficar em forma para o verão, a notícia é positiva.  Diferentemente dos treinos exaustivos da musculação, o crossfit é uma atividade rápida e intensa, o que proporciona resultados mais rápidos e concretos e pode ser adaptado as suas necessidades. “Mas, caso a pessoa comece a fazer e perceba que é muito pesado, algumas linhas Pré Crossfit existem para que o aluno não se assuste com a intensidade e vá evoluindo aos poucos”, coloca Cazula.

Saiba onde fazer a modalidade em Curitiba:

Crossfit Barigui – Unidades Mercês, contato (41) 3524-3300, Juvevê, contato (41) 3149-0202.

Crossfit Widia, contato (41) – 3151-0610

Crossfit High Pulse, contato (41) 3272-3254

Feroz CrossFit, contato (41) –  3121-1733

Para consultar todos os boxes de Crossfit de Curitiba, acesse map.crossfit.com.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]