• Carregando...
Entenda porque sentimos mais dores de cabeça no inverno
| Foto: Warren Goldswain

No inverno, o frio pode chegar acompanhado de outros incômodos, como dor de ouvido, de garganta ou as dores de cabeça. Nessa época do ano, o corpo entra em vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos da superfície da pele se contraem para inibir a perda do calor corporal, o que pode causar um aumento da pressão sanguínea, e dores de cabeça. Mas segundo a professora Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez, também pode ser um sintoma para muitas doenças.

LEIA TAMBÉM

Musculação também é indicada na reabilitação pós-enfarte

Veja como os daltônicos conseguem “ver” todas as cores

Por que esquecemos algumas informações e outras não?

Por isso  a especialista listou algumas possibilidades para explicar porque podemos ter mais dores de cabeça no inverno que podem ser relacionadas a doenças respiratórias ou alimentação:

Inflamações e infecções respiratórias: rinites, sinusites, amigdalites e faringites. Em geral, elas provocam dor ou desconforto no nariz ou na garganta, febre baixa ou alta e, muitas vezes, dor de cabeça pelo próprio estado inflamatório ou infeccioso. “Nesses casos, fazer o o diagnóstico e começar o tratamento medicamentoso da infecção pode melhorar a dor de cabeça rapidamente”, complementa Tanit Ganz Sanchez.

Dores de cabeça relacionadas à alimentação: com as temperaturas mais baixas, o corpo exige o consumo de alimentos que liberam energia para mantê-lo aquecido. “Dessa forma, aumenta muito a ingestão de carboidratos –  pães, sopas e massas em geral -, e alimentos com alto teor de gordura como os queijos, os fondues, dentre outros, que alteram o nosso metabolismo diretamente”, complementa a especialista. Achocolatados, cafés, cappuccinos e chás são ricos em cafeína e quando consumidos em excesso, podem provocar dor de cabeça, além de zumbido, ouvido tampado e até tonturas.

“Para evitar esses problemas, é necessário manter a cautela na ingestão desses alimentos, principalmente no inverno. Como a relação da dor de cabeça com os erros alimentares é menos conhecida, nem sempre se faz o diagnóstico correto. Com isso, as pessoas tentam controlá-la usando analgésicos várias vezes ao dia, quando deveriam apenas readequar a alimentação. Por isso, ao surgir qualquer sintoma frequente, é indicado procurar um médico para que o problema não se torne crônico e de difícil tratamento”, finaliza a especialista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]