Saúde e Bem-Estar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo

Escova e secador são aliados da saúde (e beleza!) da barba

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
21/03/2016 16:00
Thumbnail

Da esquerda para a direita, a partir do alto, os bonitões e barbudos Bruno Gagliasso, Ryan Gosling, Cauã Raymond e Leo DiCaprio. Fotos: Divulgação.

Na moda masculina, depois dos lenhadores (lumbers, em inglês), é a vez dos pescadores. Saem as camisas de flanela xadrez, entram os gorros, os cachecóis e os suéteres de malha. Quem fica, ao que parece, são as barbas, mesmo que mais curtas do que anteriormente e um pouco menos frequentes. E, se elas ficam, a preocupação e o cuidado com elas deve permanecer para evitar problemas como foliculite, coceiras, alergias e dermatites, além do aumento da oleosidade da pele.
“Os cuidados básicos incluem: limpeza, hidratação e proteção solar diariamente”, diz a dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Tatiana Steiner.
A limpeza diz respeito não apenas à lavagem diária da barba com sabonetes ou xampus antissépticos e desengordurantes, mas também à lavagem das mãos quando for manipular o rosto. Ao levar as mãos à barba sem lavá-las, o homem deposita ali diversas bactérias e micro-organismos de todo lugar que ele tenha encostado anteriormente.
Fungos
Depois de lavar a barba, é importante secá-la bem para que fungos não se proliferem no local, assim como evitar o desenvolvimento de dermatites. Para isso, é recomendado desembaraçar os pelos ainda úmidos (com ajuda de uma escova de cerdas firmas ou pente com espaçamento médio entre os dentes) e usar um secador com temperatura média e o bocal direcionado para baixo é recomendado.
“Também é preciso cuidar da pele abaixo dos pelos: verificar se não há ressecamento, descamação ou feridas no rosto, que não ficam aparentes devido à barba”, explica Tatiana. Caso seja detectada qualquer alteração, é preciso consultar um especialista. Devido à presença de bactérias no local (e ao constante contato com novas bactérias), qualquer lesão na pele pode servir porta de entrada para uma infecção.
HIDRATAÇÃO
Para que os fios não fiquem ressecados, opacos e sem brilho, é preciso hidratar os pelos da barba com máscaras e condicionares. Com ou sem a ajuda de profissionais, aparar os fios para dar forma à barba também contribui para deixar o visual mais bonito.
SAIBA MAIS
Estudos indicam que barbas não são “tão sujas assim”
Apesar de serem, sim, lar de diversas bactérias, as barbas não são necessariamente mais sujas do que a pele frequentemente barbeada. É isso que mostram dois estudos publicados recentemente no exterior. O primeiro, realizado por estudiosos do Brigam and Women’s Hospital, em Boston (EUA), pesquisou a presença de bactérias no rosto dos trabalhadores de um hospital para verificar se os barbudos “contribuíam” para a transmissão de infecção hospitalar. A pesquisa mostrou, porém, que “a colonização é semelhante em trabalhadores da saúde com e sem barba, contudo, algumas espécies são prevalecentes nos que não têm barba”.
O segundo, feito pelo microbiologista Adam Roberts, da University London College, no Reino Unido, consistiu na cultura de mais de cem bactérias a partir de fios de barba, inclusive uma do tipo Staphylococcus epidermis, que começou a matar as outras bactérias. Segundo contou à publicação britânica BBC, a descoberta pode levar a novas pesquisas para o desenvolvimento de novos antibióticos.