Exercícios físicos mais indicados para quem é diabético

Neste Dia Mundial do Diabete, conheça os benefícios e cuidados que o diabético deve ter antes de começar a prática física

Andar de bicicleta pode ser um ótimo exercício para quem é diabético (Foto: Bigstock)

Nem todo mundo é fã de academia, e isso inclui os diabéticos. Embora qualquer exercício físico ajude a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, prevenindo crises, algumas modalidades podem ser mais eficazes.

O ciclismo é um exemplo. Tanto quem tem diabetes tipo 1, quanto o tipo 2, pode praticar, desde que monitorando a glicemia e a insulina adequadamente. Dança, caminhadas, corridas e mesmo triathlon também são indicados, de acordo com a endocrinologista Marina Santorso, gerente médica de diabetes da farmacêutica Novo Nordisk. “Para uma pessoa com diabete, os exercícios regulares ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações macro vasculares, danos nos vasos sanguíneos, e contribuir para o bem-estar”, explica Marina.

Outros benefícios dos exercícios físico são a melhora na circulação sanguínea, sono e humor, perda de peso – que ajuda na prevenção do diabete tipo 2, aumento da disposição e diminuição da ansiedade, pois fazer exercícios libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Dicas

  1. Esteja preparado. A quantidade de glicose no sangue pode aumentar ou diminuir durante o exercício físico. Então, a alimentação ou a insulina (para aqueles que necessitam) são fundamentais.
  2. Converse com seu médico. Exercícios de alto impacto devem ser validados pelo médico. Ao tomar a decisão de praticar um esporte, o especialista poderá orientar a melhor forma de controlar o nível de glicose no sangue, bem como recomendar a frequência da atividade.
  3. Confira sua glicose. A intensidade, duração e tempo dos exercícios podem alterar o nível de glicose. É importante que se faça a medicação antes, durante e depois da atividade.
  4. Faça valer a pena. Existem diversas maneiras de ser ativo, seja por meio de esportes, caminhada, dança ou até mesmo em pequenas atitudes, como substituir o elevador pelas escadas. Encontre algo que dê prazer e que seja viável na rotina.
  5. Comece devagar. Exercite-se em um nível que seja confortável. Comece devagar e seja consistente. Isso vai ajudá-lo a evitar dores e lesões.
  6. Alimente-se bem. Coma  verduras e vegetais, e diminua o consumo de gordura saturada e de açúcar, optando pelos integrais em vez dos carboidratos refinados.
  7. Mantenha a hidratação. Beba muita água antes, durante e depois do exercício para ajudar na hidratação do corpo.

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