• Carregando...
Frutas “bronzeadoras”
| Foto: GAZETA

Para ter um bronzeado mais intenso, a dica do endocrinologista Mauro Scharf, que é diretor médico do Laboratório Frischmann Aisengart, é apostar em alimentos com betacaroteno. Além da cenoura, abóbora, damasco, laranja, mamão, manga e pêssego contêm este pigmento. “O ideal é que o consumo comece 15 dias antes de se expor ao sol, mantendo a ingestão durante todo o verão”, diz ele.

Tumor congelado

A crioablação consiste na introdução de um crioprobe (uma espécie de agulha) no interior do tumor, por onde são infundidos gases a cerca de – 148 °C. Ao introduzir os gases forma-se uma bola de gelo na extremidade deste probe, que aos poucos engloba o tumor. As baixas temperaturas causam a morte celular e a destruição das células tumorais. “As grandes vantagens da técnica são: a precisão, a baixa morbidade e a preservação dos tecidos vizinhos ao tumor no órgão acometido”, afirma o especialista do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Pedro Ivo Ravizzini.

Um metro por segundo

Esta é a velocidade alcançada por uma criança que usa o andador, fazendo com que pais e cuidadores não consigam proteger a criança de tombos, queimaduras, afogamentos e intoxicações, segundo a ONG Criança Segura, que apoia o pedido de banimento deste equipamento das lojas feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, acolhido pela justiça no começo deste mês.

Visão infantil

A partir dos 4 anos de idade, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Con­­sultor do Instituto Varilux da Vi­­são, Marcus Sáfady, é necessário fazer uma consulta ao oftalmologista. Se a criança sente alguma dificuldade ao copiar o que está escrito no quadro, se tem o hábito de semi cerrar os olhos para assistir televisão ou se aproxima exageradamente um livro do rosto para conseguir realizar a leitura, isso pode indicar miopia. Em caso de hipermetropia, confira se ela tem dificuldades em ler ou escrever no caderno escolar, piscar várias vezes até conseguir identificar corretamente uma palavra, e dores de cabeça frequentes.

Novo tratamento de hemofilia chega ao Paraná

Desde agosto, portadores de Hemofilia tipo A de todo o país têm acesso a uma nova forma de tratamento. A doença genética é conhecida pela deficiência na coagulação sanguínea, especialmente em casos de batidas, que causam sangramentos nas articulações e dores constantes. Agora, em vez de cuidar das articulações somente quando a dor se manifesta, os hemofílicos receberão o fator de coagulação recombinante tipo VIII como prevenção, antes que a deformidade articular possa evoluir. As crianças, poderão receber até três vezes na semana como medida profilática.

Segundo a hematologista e coordenadora do Hemocentro do Paraná, Cláudia Lorenzato, até então tinha-se um fator muito limitado e toda a medicação era feita por plasma sanguíneo, com riscos de contaminação por vírus. “Hoje a contaminação inexiste devido à medicação recombinante, feita por engenharia genética. O fator é derivado de ovários de hamster, não tem componentes humanos”, diz.

Por enquanto, a medida é válida para pacientes até 18 anos, pois a maioria não foi infectada pelos antigos fatores coagulantes a base de plasma. No entanto, a hematologista estima que em até cinco anos todos tenham acesso ao novo fator. No caso dos hemofílicos tipo B, cujo fator de coagulação deficiente é o IX, ainda não há fatores para o tratamento pela dificuldade na produção.

4º estado

O Paraná é o quarto estado com maior número de pessoas com Hemofilia tipo A e B no país. Com 700 hemofílicos, está atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em todo o Brasil há quase 10 mil portadores da doença, segundo dados de 2010 do Ministério da Saúde.

Cuidado com a “acne solar”

A “acne solar” é causada pelo excesso de exposição ao sol, que leva à queimadura solar. Essas espinhas em forma de pequenas “bolinhas” avermelhadas e duras, segundo Orley Campagnolo, médico dermatologista da Unimed Costa Oeste, atingem os ombros e o tórax. “A queimadura provoca um inchaço no orifício da pele por onde é eliminada a secreção sebácea, causando a retenção do sebo, que pode ser agravada pelo uso de hidratantes e fotoprotetores oleosos, levando a uma inflamação do folículo e à acne”, diz o dermatologista. O tratamento passa pelo uso de antibióticos em loção, gel ou via oral e esfoliantes para as inflamações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]