Saúde e Bem-Estar

Bel Victorio, especial para a Gazeta do Povo

Começou o outono: aproveite 7 frutas da estação que melhoram a imunidade e a digestão

Bel Victorio, especial para a Gazeta do Povo
20/03/2019 08:00
Thumbnail
O verão acabou e, apesar de as frutas frescas lembrarem o calor daquela estação, é necessário manter o consumo delas durante o ano todo.
Com o outono começam a surgir nos hortifruti as opções típicas da época, que costumam ser ricas em vitaminas A, C e do complexo B.
Entre as funções, está a manutenção da saúde dos olhos, dos ossos e da pele e a melhora da imunidade e da digestão.

“Além de mais baratas, quando consumidas na época delas, as frutas possuem maior concentração de nutrientes”, aponta a nutricionista Elise Tanaami.

Confira as frutas mais comuns no outono e suas propriedades:

Abacate
Contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gordurosa, é recomendado consumir apenas uma porção diária.
Caqui
O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Carambola
Deve ser evitada por quem têm problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.
Figo
Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.
Fruta do conde
É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.
Goiaba
Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.
Tangerina
Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, ao aumentar a imunidade.

Dicas de consumo

– Consuma três porções de frutas ao dia.
– Adicione uma fruta rica em vitamina C à refeição, para aumentar a absorção do ferro. Ou aposte em sucos como o de couve com limão.
– Beba líquidos, para melhorar o funcionamento intestinal e evitar a desidratação.
Fontes: Elise Tannami, nutricionista e Myrna Campagnoli, endocrinologista.

LEIA TAMBÉM