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Começou o outono: aproveite 7 frutas da estação que melhoram a imunidade e a digestão

As frutas são mais ricas em nutrientes quando consumidas na época certa. No caso, vitaminas A, C e do complexo B

O verão acabou e, apesar de as frutas frescas lembrarem o calor daquela estação, é necessário manter o consumo delas durante o ano todo.

Com o outono começam a surgir nos hortifruti as opções típicas da época, que costumam ser ricas em vitaminas A, C e do complexo B.

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Entre as funções, está a manutenção da saúde dos olhos, dos ossos e da pele e a melhora da imunidade e da digestão.

“Além de mais baratas, quando consumidas na época delas, as frutas possuem maior concentração de nutrientes”, aponta a nutricionista Elise Tanaami.

Confira as frutas mais comuns no outono e suas propriedades:

Abacate

Contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gordurosa, é recomendado consumir apenas uma porção diária.

Caqui

O sabor doce agrada a diversos paladares e cai bem como sobremesa. É pouco calórico e possui ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Possui concentração de licopeno, o que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

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Carambola

Deve ser evitada por quem têm problemas renais por conter um mineral maléfico para esse grupo de pessoas. Se não for seu caso, aproveite a grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, de água e de fibras.

Figo

Fonte de zinco e fibras, tem alto teor antioxidante. Opte pelo orgânico, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos na casca.

Fruta do conde

É fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

Goiaba

Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui cálcio, fósforo e ferro, além A, B e C. E o melhor: apesar de doce, contém pouco açúcar.

Tangerina

Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, ao aumentar a imunidade.

 

Dicas de consumo

– Consuma três porções de frutas ao dia.
– Adicione uma fruta rica em vitamina C à refeição, para aumentar a absorção do ferro. Ou aposte em sucos como o de couve com limão.
– Beba líquidos, para melhorar o funcionamento intestinal e evitar a desidratação.

Fontes: Elise Tannami, nutricionista e Myrna Campagnoli, endocrinologista.

 

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