Saúde e Bem-Estar

Anna Simas - annas@gazetadopovo.com.br

Gestar sem perder a forma

Anna Simas - annas@gazetadopovo.com.br
31/05/2009 03:08
Período de sensibilidade emocional, ansiedade e expectativa, a gravidez exige também mudança na rotina de atividades físicas necessárias para a mulher manter uma gestação saudável e ter um bom parto. O fortalecimento da musculatura pélvica, o ganho de força e de resistência podem ajudar muito na hora de ter o bebê, principalmente para aquelas que estão decididas a fazer o parto normal.
Médicos e professores de educação física recomendam que as gestantes mantenham uma atividade constante nesse período, mas alertam para os exercícios intensos. O correto é fazer alguma atividade que não envolva impacto e esforço excessivo. O ginecologista e obstetra Edson Gomes Tristão, chefe do departamento de obstetrícia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que o ideal é uma caminhada ou atividades que envolvam água, pois no meio líquido a mulher tem a sensação de estar com 30% do seu peso corporal. “A natação e a hidroginástica são boas opções, mas outras atividades como musculação, dança e pilates também podem ser feitas”, diz.
Para as que já faziam atividades físicas antes de engravidar, o ideal é manter a rotina, a menos que durante a gravidez a gestante desenvolva algum problema de saúde.
Já as sedentárias, que resolvem começar alguma prática por causa da gravidez, devem iniciar com calma, apenas a partir do terceiro mês de gestação e, claro, não desejar tornarem-se atletas durante os meses seguintes. “Se for uma atleta, não há problema de continuar a fazer o que fazia antes. Mas para quem vai começar, que é a grande maioria, o ideal é ir com calma e não fazer nada que seja intenso.”
O ginecologista e obstetra Átila Vianna de Mattos alerta para alguns cuidados. Se durante o exercício a mulher tiver cólica ou algum sangramento, por menor que seja, ela deve interromper a atividade imediatamente e procurar seu médico. As que gostam de malhar e já frequentam uma academia, podem continuar com a musculação, mas devem focar em exercícios que trabalhem os músculos abdominais, os lombares e as pernas. Mattos explica que esses locais, quando exercitados, conferem mais força à paciente na hora do parto.
A engenheira de alimentos Daniela Comandini, 38 anos, que hoje segura no colo seu bebê de um mês, diz que a atividade física melhou seu sono durante a gravidez, lhe deu mais disposição e diminuiu as dores nas costas. Ela praticou pilates e musculação durante a gestação. “Optei por continuar fazendo o que fazia antes de engravidar. Meu instrutor me passou uma série mais leve de exercícios. Acho importante que a pessoa escolha a atividade com a qual se identifica. Não gosto de água, não faria hidroginástica, por exemplo”, afirma.
O pilates tem sido uma atividade bastante procurada pelas grávidas, pois trabalha a musculatura do corpo. Embora aparentemente leve, a prática não é indicada para mulheres que não o faziam anteriormente à gravidez. Leandro Neves, professor de pilates da The Pilates Studio, explica que o mais indicado é iniciar a atividade antes de engravidar para daí praticá-lo durante toda a gestação. “O pilates trabalha de forma intensa a musculatura abdominal, por isso prepara o corpo para receber o bebê, além de deixar a mãe mais confortável durante a gestação.”
Os exercícios devem ser adaptados para o período de gestação. “O pilates vai trabalhar o equilíbrio do corpo e a respiração para que a mulher não se fadigue e consiga carregar bem o bebê sem se sobrecarregar e sofrer dores posturais”, explica Neves.
A autônoma Flávia Moreira Alcântara, 33 anos, praticou pilates durante os nove meses de gestação da pequena Luiza, que ainda não completou um mês. Ela procurou a atividade porque sentia dores nas costas e, quando soube que estava grávida, conversou com seu instrutor para continuar. Além disso, ela também fez, até o sétimo mês de gestação, spinning e caminhadas. “Sou muito ativa, não ia conseguir ficar parada. Com o pilates minhas dores sumiram e eu me senti bem disposta. Só parei de fazer o spinning depois que meu bebê encaixou”, conta.
Benefícios
Embora o período de gestação seja bastante voltado para os preparativos para a chegada do bebê, uma das preocupações das gestantes é de manter o corpo em forma: ganhar pouco peso e amenizar efeitos como inchaço, dores na coluna, má postura e aumento de peso nos seios.
O exercício físico traz vários benefícios principalmente para a hora do parto. Força, resistência e diminuição da dor são os principais, além do bem-estar que a atividade proporciona durante o tempo em que a mãe fica com o bebê no ventre.
A professora de educação física da UFPR e médica do esporte Neiva Leite diz que o exercício dá à mulher mais disposição. “A atividade moderada é essencial para fortalecer a musculatura.”
Médicos e professores de educação física recomendam que a atividade seja feita entre duas e três vezes por semana, em média durante 40 minutos por sessão.
É importante lembrar que antes da gestante começar qualquer exercício, precisa ter liberação do médico. Problemas como hipertensão inviabilizam qualquer tipo de atividade física.
Serviço
Saver Saúde, na academia UP!, Rua Anita Ribas, 477, (41) 3016-6587.www.saversaude.com.br, com Kiona Miqueletto e Ivan Ribeiro / José Jacyr Leal Jr., ginecologista e obstetra, caf@jacyrleal.com.br / Leandro Neves (The Pilates Studio Lamenha Lins), fone (41) 3333-8122.