Saúde e Bem-Estar

Willian Bressan

Mitos e verdades sobre a infertilidade masculina

Willian Bressan
25/12/2015 22:00
Thumbnail
Fertilidade e virilidade estão ligados?
Para Gustavo Marquesine Paul, urologista do Hospital Vita, sim. “Ambas as condições demandam uma quantidade fisiológica adequada de testosterona. A testosterona promove os caracteres secundários masculinos e dá o aspecto viril ao homem. As células germinativas espermáticas precisam da testosterona para originar os espermatozoides. É importante ressaltar que as testosteronas sintéticas, os anabolizantes, são prejudiciais para a fertilidade masculina”, explica.
Para o urologista Rodrigo Krebs, urologista do Hospital Marcelino Champagnat, não. “A fertilidade é a capacidade de um homem em poder engravidar uma mulher sob condições fisiológicas. Virilidade significa um conjunto de atributos e características físicas e sexuais próprias do homem comumente associadas à capacidade de ter relações sexuais. Assim sendo, podemos ter situações de homens férteis, mas não viris, bem como o contrário”, pondera.
Se o homem já tem filhos então o problema é com a mulher?
De acordo com Rodrigo Krebs, não necessariamente. “Entre um filho mais velho e uma nova tentativa de ter filhos o homem pode ter sofrido alterações no seu sêmen que o estão impedindo de ter filhos novamente. A idade, medicamentos como testosterona, opióides e outros podem interferir na fertilidade de um homem”, conclui.
Para Gustavo Paul, do Hospital Vita, existem situações onde mesmo homens que já tenham filhos podem evoluir com alteração da fertilidade. Um exemplo disso é a varicocele, uma doença de evolução progressiva. “Fatores ambientais, ocupacionais, tabagismo, drogadição, orquites, radioterapia e quimioterapia podem levar à infertilidade um homem previamente fértil”, diz ele.
Álcool e drogas causam infertilidade?
De acordo com Krebs, sim. O uso crônico e constante de álcool, bem com o uso de cocaína e maconha podem levar à infertilidade. Medicamentos como os utilizados no tratamento do câncer (quimioterápicos), testosterona, cimetidina, medicamentos psiquiátricos e opióides, se utilizados por períodos prolongados, podem levar à infertilidade”, diz. “Costumo dizer que a fertilidade do homem é um espelho da sua saúde. Hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada, atividades físicas regulares, controle das doenças crônicas e redução do estresse são importantes na manutenção e na melhoria da sua fertilidade”, completa Gustavo Marquesine Paul, urologista do Hospital Vita.
A idade do homem interfere na sua capacidade reprodutiva?
A idade pode interferir. Em média a idade em que um homem tem a sua plena capacidade reprodutiva é entre 20-30 anos de idade. Após este período é comum a redução da quantidade e qualidade dos espermatozóides por uma série de razões, tais como: uso crônico de medicamentos, exposição a poluentes e uso de álcool. Mas existem homens com 70-80 anos com plena capacidade reprodutiva.
Caxumba pode deixar o homem infértil?
São raros os casos de infertilidade ligados a inflamação do testículo (orquite) causada pelo vírus da caxumba. Como na maioria das vezes somente um dos testículos é afetado, em 30-50% dos casos há uma atrofia do testículo e em 13% há uma subfertilidade. Quando a caxumba evolui para a inflamação dos testículos, ela leva à infertilidade de 30% a 70% dos homens. Essa variação de porcentual depende da inflamação ocorrer em um ou nos dois testículos, respectivamente.
Uso do remédio para calvície pode levar à infertilidade masculina?
O uso da finasterida para o tratamento da calvície, mesmo em baixas doses, parece reduzir a fertilidade do homem. “Um estudo nacional publicado em uma revista internacionalmente respeitada, mostrou essa relação. Em geral, a suspensão dessa medicação por 3 a 4 meses reverte a situação”, explica Gustavo Paul.
Rodrigo Krebs, também professor da Universidade Federal do Paraná, discorda. “Não está comprovado ainda. A maioria dos trabalhos mostra que esta droga tem um efeito sobre a fertilidade enquanto o indivíduo estiver usando o medicamento. Após suspender o uso, em alguns meses, a concentração e a qualidade dos espermatozóides retorna ao normal. Em homens que tenham propensão à infertilidade ou apresentem uma contagem baixa de espermatozóides, o uso de medicamentos para a calvície deve ser individualizado e um especialista deve ser procurado para orientar o paciente.