Saúde e Bem-Estar

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo – micheleb@gazetadopovo.com.br com colaboração de Elen Canto

Limpeza saudável

Michele Bravos, especial para a Gazeta do Povo – micheleb@gazetadopovo.com.br com colaboração de Elen Canto
01/05/2011 03:14
O almoço é sempre fora de casa e a janta, algum congelado industrializado. No fim de semana, pizza, refrigerantes e muitos doces têm passagem livre. Uma hora o corpo pede por uma desintoxicação. Para isso, nada de shakes ou receitas milagrosas. A melhor forma de eliminar as toxinas absorvidas pelo corpo é a “limpeza” com alimentos naturais.
A nutricionista funcional Danusa Yanes concorda que após grandes comilanças, vale investir em alimentos que ajudem nesse método. “Quando nos submetemos a uma sobrecarga alimentar podemos, sim, fazer um processo de desintoxicação mais intenso nos dias seguintes.” A psicóloga Karina Darold, 32 anos, conta que usa alguns alimentos de forma preventiva, mas dá mais importância a eles principalmente quando exagera na comida.
No entanto, ingerir alimentos com propriedades desintoxicantes deve ser uma prática diária e contínua. “Em cada refeição, deve-se ingerir mais hortaliças, frutas e legumes e ficar longe dos alimentos processados”, ressalta Danusa.
A nutricionista funcional Flávia Sguario lembra que “funcionamos por processos e não por mágica” e que manter a hidratação é fundamental, já que a substância tóxica precisa ser eliminada pelos rins. “Uma dica interessante é bater a água de coco natural com frutas e hortaliças. O resultado é uma boa desintoxicação”, afirma Flávia.
Procedência
Atualmente, o acúmulo de substâncias tóxicas no corpo é proveniente de diversas vertentes: de alimentação desregrada à exposição a substâncias estranhas, como produtos de limpeza, pesticidas, fixadores de perfume e cremes. Danusa explica que essas toxinas geralmente se acumulam nas células de gordura e no fígado. O tipo de gordura que ingerimos é determinante no nosso processo de desintoxicação, devemos dar preferência ao azeite de oliva, óleo de canola ou arroz e óleo de coco extravirgem. Sempre com moderação e bom senso.
Os sintomas
Confira os sinais que o seu corpo dá quando está precisando passar por uma desintoxicação:
– Sensação de inchaço e retenção de líquidos
– Dores de cabeça
– Mau hálito e gosto metálico na boca
– Falta de apetite de manhã e fome excessiva de noite
– Náuseas pela manhã, olheiras, fadiga, falta de energia e cansaço
– Formação excessiva de gases abdominais
Lista negra
Alguns produtos devem entrar na lista dos proibidos, só saindo de lá de vez em quando e com moderação. São eles:
– Produtos industrializados (ricos em sódio e conservantes)
– Frituras e lanches de rua
– Itens que contêm gordura saturada (carne vermelha, leite integral, queijos)
– Produtos com gordura trans (biscoitos recheados, macarrão instantâneo, sorvete de massa)
– Farinha branca
Suco verde
Entre os alimentos que favorecem a desintoxicação, a couve orgânica é sugerida pelas nutricionistas como uma boa opção na elaboração de um suco funcional. A nutricionista funcional Flávia Sguario dá a receita abaixo:
– Suco de 1 laranja
– 1 folha de couve
– 100 ml de suco de uva
– 1 colher de sopa de linhaça
Bater os ingredientes no liquidificador e consumir imediatamente.
Serviço:
Danusa Yanes – Centro Médico Sugisawa. Fone: (41) 3259-6776 e email: danusayanes@gmail.com.br.
Flávia Sguario – Fone: (41) 9976-0485.