Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Mais de 11 pintas no braço, maior risco de câncer de pele, diz estudo

Amanda Milléo
20/10/2015 12:19
Thumbnail

Entre os entrevistados na região Sul, que possui a maior incidência do país, 69% afirmaram não conhecer esse tipo de câncer.Foto: Bigstock.

Pesquisadores britânicos aperfeiçoaram a técnica de contar quantas pintas o paciente tem pelo corpo. Quanto maior o número, maior é risco para o desenvolvimento de câncer de pele. O estudo da King’s College London, publicado no British Journal of Dermatology em outubro deste ano, analisou as pintas de braços e pernas em mais de 3,6 mil mulheres gêmeas.
As mulheres com mais de 11 pintas no braço direto tinham cerca de nove vezes mais chance de ter mais de 100 pintas pelo corpo – aumentando o risco do melanoma. Nas mulheres com mais de sete pintas, as chances eram de ter mais de 50 pintas pelo corpo.
Embora apenas 20% a 40% do câncer de pele, ou melanoma, surjam a partir de pintas pré-existentes, o risco aumenta de 2% a 4% a cada pinta adicional encontrada. Por isso, a contagem de pintas é um dos principais métodos dos médicos em identificar o risco do câncer de pele.
“O estudo segue um trabalho prévio de identificação do melhor local para medir o número de pintas no corpo como um todo. A diferença aqui é que a pesquisa envolveu um número grande da população caucasiana e depois replicado em um estudo controlado em uma população saudável do Reino Unido, mostrando que os resultados são úteis e relevantes para os médicos”, afirmou a autora principal da pesquisa, Simone Ribero, do Departamento de Pesquisa e Genética em Epidemiologia em Gêmeos, do King’s College London.
Local exato
O braço direito foi identificado como o mais preditivo para o número total de pintas pelo corpo, e uma região ganhou destaque. A área acima do ombro direito nas mulheres é particularmente preditiva para o número total de pintas. Para os homens, os pesquisadores indicam visualizar a parte de trás das pernas.