Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Maridos também se abalam com o câncer de mama

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
05/05/2016 16:00
Thumbnail
Considerado pelas mulheres um dos momentos mais difíceis no enfrentamento da doença, o diagnóstico de câncer de mama também abala os maridos. A constatação da enfermidade causa grande desestabilização emocional, principalmente diante da possibilidade que os maridos têm de perder a esposa. A conclusão é do estudo recente realizado pelo psicólogo Leonardo Yoshimochi, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa teve a colaboração de homens casados com idade entre 48 e 76 anos, e aponta que o parceiro da mulher diagnosticada com câncer de mama precisa ser sensível durante o processo de reabilitação. Segundo o psicólogo, para o enfrentamento adequado do momento é fundamental que os homens também procurem o acompanhamento psicológico.
LEIA TAMBÉM:
O estudo revela ainda que durante o tratamento a mulher passa por mudanças físicas que podem interferir na intimidade do casal. As dificuldades vividas durante o tratamento refletem nas atividades diárias, desde os cuidados com a casa à atenção com os filhos e demais familiares.
Ocorrem modificações no corpo, diminuição do desejo sexual, secura vaginal, ansiedade, tristeza e depressão. Yoshimochi recomenda ainda a manutenção do diálogo, com o objetivo de que a intimidade do casal não seja abalada, causando o agravamento da situação. A medida contribui para que seja evitada uma angústia ainda maior, que não beneficia o casal durante o tratamento do câncer.