Saúde e Bem-Estar

Da redação

Veja mitos da tireoide que você precisa saber

Da redação
25/05/2016 18:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Hoje (25), comemora-se o Dia Internacional da Tireoide, uma data dedicada à conscientização a respeito das doenças tireoidianas. Em geral, queixas como ganho de peso, cansaço, indisposição, falta de energia e memória ruim (facilmente explicadas pelo estilo de vida intenso, com alto nível de estresse, má alimentação e falta de atividades físicas) podem receber um diagnóstico clínico em comum: alteração hormonal.
De acordo com a endocrinologista do Hospital Marcelino Champagnat e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Grasiele de Lourdes Martins, é fundamental que os exames para diagnósticos de doenças tireoidianas sejam feitos corretamente, de modo a evitar a medicação desnecessária. “O endocrinologista é o médico com a melhor formação para o tratamento de doenças hormonais. A utilização de hormônios tireoidianos de forma incorreta pode trazer lesões severas e perigosas, como arritmias cardíacas”, afirma.
Confira alguns mitos a respeito da tireoide, esclarecidos pela médica: 
Hipotireoidismo engorda
Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, muitos pacientes não apresentam esta queixa. Quando ocorre, o ganho de peso é pequeno (cerca de 2kg) e geralmente relacionado à retenção de líquidos. O problema pode ser facilmente revertido com uso da medicação.
As dosagens do T3 total (ou T3 livre) e do T3 reverso (T3R) são importantes no diagnóstico do hipotireoidismo ou para avaliação nutricional
Esses exames não têm nenhu­ma utilidade no diagnóstico do hipoti­reoidismo, nem na avaliação nutricional. O diagnóstico de hipotireoidismo é estabelecido com a combinação de níveis baixos de T4 livre e elevadas concentrações de TSH.
LEIA TAMBÉM
Todo nódulo de tireoide é câncer
O principal sinal do câncer de tireoide é um caroço (nódulo) na tireoide, porém, em boa parte dos casos, esse tumor não apresenta qualquer sintoma. É comum o médico descobrir o nódulo durante um exame físico de rotina. O diagnóstico do câncer é feito com biópsia ou após a remoção cirúrgica. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia estima que nódulos da tireoide vão afetar 60% da população brasileira no decorrer da vida, porém apenas 5% deles são cancerígenos.
Todo mundo com hipotireoidismo tem um “papo” no pescoço
Há formas diferentes de hipotireoidismo e nem todas apresentam o “papo”, tecnicamente chamado de bócio. Em geral, outros sintomas da doença levam o paciente a procurar ajuda médica antes que ela progrida a este ponto.
Tomar hormônio T3 é bom para emagrecer
emagrece quem faz uso do hormônio sem ter hipotireoidismo. Além de ser absolutamente contraindicado, a pessoa perde calorias dos músculos e só depois são consumidas as reservas de gordura. Antes de eliminar a barriga, ocorre redução da musculatura, resultando em perda de força e flacidez. O excesso de hormônios também acelera a reabsorção do cálcio dos ossos levando ao enfraquecimento do esqueleto, além de arritmias que podem ser fatais.