Saúde e Bem-Estar

Larissa Jedyn

O alívio por meio da temperatura

Larissa Jedyn
16/04/2007 01:16
larissa@gazetadopovo.com.br
Está de cabeça quente? Então esfrie… Se você conseguir se livrar dos problemas que o afligem tanto melhor, mas, se não, experimente aplicar uma compressa fria. O “remédio”, que tem a cara das poções caseiras da vovó, é praticamente uma unanimidade entre os terapeutas. Até mesmo a medicina convencional se rende ao tratamento para abrandar sintomas de alguns males. Já entre as ditas alternativas, principalmente as terapias naturistas, a prática faz parte do arsenal de cura.
Seguindo os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, a terapeuta Geralda Carniel, do Centro de Equilíbrio de Energia, criou um método que utiliza as compressas como forma de reequilibrar o organismo, desfazer tensões e curar males. “O desequilíbrio tem três fontes: a alimentação, o meio externo e as emoções. Elas provocam no corpo reações como frio, calor, umidade e secura. O desequilíbrio de alguma dessas sensações pode causar mal-estar e a manutenção disso, a instalação de uma doença”, explica.
O tratamento consiste em oferecer ao corpo o contrário do que está sendo produzido em excesso. “Se está calor e a pessoa ingeriu alimentos quentes ela muito provavelmente estará com excesso de calor. Se estiver agitada, irritada, também estará acumulando calor. Então, observe o ambiente, veja se a pessoa está com roupas adequadas. Toque e perceba se a pele está quente. Se estiver, ajude a desprender a energia fazendo uma massagem profunda e vigorosa e aplique uma compressa fria. Se o calor for úmido, use compressa fria seca”, exemplifica Geralda, reforçando que a lógica é oferecer calor quando o corpo está frio, se houver umidade é preciso secar a pele. Se esta estiver seca, precisa ganhar umidade e se estiver quente deve ser resfriada. “É como se nesses desequilíbrios a energia estivesse florescendo. O excesso precisa ser retirado, pois, se acumulado, é fator de risco para doenças.” A terapeuta ensina a estimular sempre o corpo pela manhã, apertá-lo, massageá-lo vigorosamente para que não haja estagnação energética e para conservar os sentidos. “O termo compressa vem de comprimir. E é isso que precisamos fazer.”
Segundo o médico Antônio Thomé, fundador da Clínica Oásis Paranaense, a natureza oferece ao corpo o que ele precisa para se manter sadio. A vida desregrada causa os acúmulos nocivos ao organismo. Na clínica, além de banhos e de dietas específicas, são aplicadas compressas e cataplasmas no tratamento de boa parte dos males. “Fazemos a aplicação, por exemplo, de cebola aquecida com gengibre em inflamações, doenças reumáticas e articulares. As propriedades curativas das plantas são absorvidas pelo organismo, processo facilitado pelo calor. Já a compressa de argila fria serve para absorver matéria mórbida, dissolver nódulos e, para isso, faz uso da radioatividade da terra”, diz ele.
Serviço: Centro de Equilíbrio de Energia, fone (41) 3338-9557/ Clínica Oásis Paranaense, fone (41) 3657-2021