Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

O cabelo pode revelar doenças e desequilíbrios

Amanda Milléo
17/04/2014 03:31
Olhe com atenção seus fios. Estão mais claros? Caindo com frequência? Há faixas transversais que mudam a cor e a textura? Seus cabelos estão emitindo sinais de que algo pode estar errado no organismo. Confira as alterações mais frequentes e o que elas podem significar:
Lisos, ondulados ou cacheados
Há produtos e modeladores que conseguem alisar, ondular e até mesmo cachear, mas outros processos também influenciam a conformação dos cabelos, como a quimioterapia.
Mudança na cor
Deficiências nutricionais, como a de cobre, podem alterar a coloração dos cabelos, deixando-os mais claros.
Textura diferente
Faixas transversais surgem quando há alterações endócrinas, modificando também a cor e textura em diferentes pontos ao longo dos fios. Mudanças nutricionais podem refletir esses sinais.
Queda dos fios
Quando o organismo não absorve corretamente os nutrientes, surgem síndromes disabsortivas, como na doença de Crohn e na Retocolite Ulcerativa. Os sintomas se refletem também no topo da cabeça, com a queda dos fios. As cirurgias bariátricas também geram o processo de sabsorção induzido. Deficiência de ferro refletida na anemia, diabete e até mesmo intoxicação por chumbo podem causar queda dos fios.
Elementos químicos
Tão confiável quando os exames de urina, o cabelo pode apontar quais drogas foram ingeridas pela pessoa nos últimos três meses. Podem ser dosados também os elementos químicos cobre, zinco, manganês e alguns metais pesados como alumínio, chumbo e mercúrio.