Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

A onda fitness em 2016

Amanda Milléo
22/01/2016 22:00
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi | Gazeta do Povo

Para quem achava que as pulseiras inteligentes, como o Nikefit ou Apple Watch, não vingariam entre usuários de academias, é melhor rever seus conceitos. No primeiro lugar das tendências fitness para 2016, de acordo com o Colégio Norte-Americano de Medicina Esportiva (ACSM, em inglês), estão esses dispositivos que prometem ajudar e até melhorar o desempenho esportivo, qualquer que seja a modalidade escolhida.
Há 10 anos, a ACSM lança a pesquisa global e anual sobre as 20 tendências fitness, selecionadas a partir de uma pesquisa com 2,8 mil profissionais de educação física dos Estados Unidos. As escolhas não se resumem a modalidades de exercícios físicos que estão na moda, mas incluem aparelhos tecnológicos, novas formas de pensar a vida ativa e até mesmo atividades antigas que voltaram a chamar a atenção sob uma nova roupagem. As escolhas podem ser boas dicas para quem trabalha na área ou mesmo para quem só está buscando uma atividade diferente para se manter saudável.
Top 10
Confira as tendências fitness para 2016, de acordo com a ACSM:
  1. Tecnologia móvel. Inclui dispositivos de rastreamento, relógios e pulseiras inteligentes, monitores cardíacos e de passos, entre outros. Exemplos incluem os dispositivos Misfit, Garmin, Jawbone, Fitbit e o Apple Watch.
  • Body Weight Training. Exercícios que usam poucos equipamentos e priorizam os movimentos corporais, mas não se resumem a flexões. Essa tendência permite que as pessoas voltem ao “básico” dos exercícios físicos.
  • HIIT, High-Intensity Interval Training, ou Treinamento de Intensidade Intervalada. De curta duração, cerca de 30 minutos, os exercícios misturam momentos de intensidade elevada com momentos de intensidade moderada ou leve.
  • Treinamento de força ou Strenght training. Homens, mulheres, jovens, velhos, crianças e mesmo pessoas com doenças crônicas estáveis fazem uso do treinamento para manter ou aumentar a força muscular. É comum, inclusive, que pacientes em reabilitação cardiovascular ou pulmonar recebam esse tipo de atividade.
  • Profissionais fitness formados e com experiência. O alerta do colégio norte-americano para procurar por profissionais de educação física formados e com experiência entrou em quinto lugar na lista das tendências. O objetivo é reduzir número de lesões e problemas decorrentes das atividades físicas feitas sem a orientação adequada.
  • Personal trainer. Seja nas aulas com apenas um aluno em um grupo pequeno, os personal trainers têm crescido em número e em demanda. Com isso, a tendência é que continuem a ser uma parte importante das academias nos próximos anos.
  • Exercícios funcionais. Voltados aos movimentos que as pessoas usam no dia a dia, os exercícios funcionais ajudam na manutenção do equilíbrio e estão relacionados às atividades voltadas para a terceira idade.
  • Programas de exercícios para idosos. Além de mais tempo, a geração Baby Boom também chega à terceira idade com uma situação financeira mais tranquila, que permite investir em atividades físicas voltadas aos idosos.
  • Exercícios e perda de peso. A tendência aqui é misturar programas de perda de peso pela alimentação, com restrição a alimentos calóricos, aos exercícios voltados à redução das medidas.
  • Ioga. A atividade milenar oriental não perde o lugar no top 10 das tendências, principalmente porque ela se reinventa a cada ano. É possível encontrar uma variedade de formatos, que incluem Power Ioga, Iogalates (Ioga e Pilates), Bikram Ioga (feito em um ambiente quente e úmido), Iyengar ioga, ashtanga, vinyasa ioga, kripalu ioga, anuara ioga, kundalini ioga, sivananda ioga, entre outros.
  • Outras tendências
    Também se destacarão em 2016 o treino em grupo, espaços e programas de saúde no local de trabalho, o personal coaching (que busca mudar o pensamento e comportamento da saúde), atividades externas, treinos para esportes específicos, aparelhos que ajudam na flexibilidade e mobilidade, aplicativos para smartphones sobre exercícios, treinamento de circuitos, do core e análise de resultados.
    Curta duração
    Misturar duas ou três modalidades em uma mesma aula, que não passa de 50 minutos, é uma das principais tendências para as academias brasileiras. Além do custo baixo, as aulas chamam a atenção pela rapidez e pelos resultados, pois muitas misturam atividades de força, com aeróbico e pilates ou ioga para trabalhar a resistência.
    O que vai pegar por aqui?
    A lista de tendências fitness nem sempre retrata o perfil fitness do momento no Brasil. As novidades chegam aqui com dois anos de atraso, e dependem da situação econômica e social do país. Se nos Estados Unidos as pulseiras inteligentes estão em alta após a saída da recessão pelo país e pelo fascínio com a tecnologia, no Brasil preponderam os exercícios em grupos, com um só professor, e com o uso cada vez menor de equipamentos para diminuir os custos, pelo treinamento de peso corporal.
    Outras modalidades que perderam o fôlego nas últimas listas de tendências, mas que fazem sucesso por aqui, são os grupos de corrida, as aulas de Zumba e modalidades estilo militar, como o CrossFit, que ainda têm espaço para crescer.
    Melhorar a comunicação entre o professor de educação física e o aluno também é tendência no Brasil. Embora com custo maior, o treino personalizado mantém a pessoa estimulada e faz com que a pessoa entenda melhor o impacto do exercício na saúde.
    Fontes: Cristiano Parente, personal trainer da Koatch e eleito o Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014, pelo concurso Life Fitness, Personal Trainer to Watch; Pedro Jorge Cortes Morales, doutor pela Universidade de Jaén, na Espanha e professor do Departamento de Educação Física da Univille, em Joinville (SC); Eduardo Netto, diretor técnico das academias BodyTech. Serviço: Decathlon. Rod. BR 116, 10000. (41) 3073-0201. Centauro. Shopping Mueller. Av. Cândido de Abreu, 127. Crossfit Barigui. Rua Augusto Stresser, 1619. Alto da XV. (41) 3149-0202. Tatiane Semchechem Lins Souza (pela pulseira Gear Fit, da Samsung).

    Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!