Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Onde fazer atividades orientais em Curitiba

Amanda Milléo
13/04/2016 15:56
Thumbnail
Eles podem não ter música alta ou um ritmo frenético, mas as calmas atividades orientais exigem tanto ou mais força, resistência, equilíbrio e concentração do que as aulas tradicionais das academias de ginástica. Em Curitiba, diversos espaços oferecem modalidades orientais para todos os gostos e orçamentos. Confira a nossa seleção de artes marciais e métodos terapêuticos.
Tai-Chi-Chuan
A modalidade oriental Tai-Chi-Chuan trabalha movimentos lentos, que podem ser feitos de forma mais pesada, através de flexões de joelho mais intensas, mas é considerada ainda um exercício físico de baixo impacto. Os principais benefícios vão da melhora no equilíbrio ao condicionamento físico, estrutura óssea e até mesmo na memória, visto que o Tai-Chi-Chuan trabalha em rotinas, cada uma com 100 a 400 movimentos, que o aluno aprende e repete.
Chi Kung
O Chi Kung é uma etapa do Tai-Chi. Os exercícios focam mais na respiração, e a ideia é que ajudem a relaxar a mente e mobilizar a energia do corpo. Indicado principalmente a quem não consegue fazer grandes movimentos, a modalidade pode ser praticada em pé, sentado ou mesmo deitado.
Kung Fu
O termo “Kung Fu” pode ser traduzido, aproximadamente, como uma habilidade internalizada graças à constante prática, e ensina técnicas de combate com uso de mãos livres ou com armas tradicionais. Há diferentes estilos dentro do Kung Fu, como o Hung Gar, com golpes velozes e ataques curtos ou longos, partindo de uma posição mais firme.
Lian Gong
Técnica oriental que associa exercícios à respiração, o Lian Gong também favorece a concentração e o domínio do corpo, através de movimentos repetitivos. Os benefícios vão do tratamento de dores, até a restauração da movimentação natural do corpo.
LEIA TAMBÉM:
Onde praticar:
Centro Ásia Tomodachi. Rua Marechal Deodoro, 1.418. Centro, Curitiba. Telefone (41) 3022-3477. Mensalidades a partir de R$ 140, uma vez por semana. Site:  www.centroasia.com.br
Senda Arte Marcial Chinesa. Praça Tiradentes, 346-A. 2º andar. Centro, Curitiba. Telefone (41)3018-0154. Mensalidade a partir de R$ 85. Site: www.shaolincuritiba.com.br/
Pa kua Curitiba. As escolas estão localizadas nos bairros Água Verde, Bacacheri, Centro, Juvevê e Mercês. Site: pakuacuritiba.com.br.
Programa Vida Nova, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Rua Dr. Pedrosa, 257. Centro. Site: www.ipmc.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=127
Espaço Zen – Grupo Tai Chi Curitiba. Rua Sain’t Hilaire, 822. Água Verde. www.TaiChiCuritiba.com.br
Praça do Tai Chi, com Tai Chi Chuan e Chi Kung. Esquina da Avenida Água Verde com a Rua Guilherme Pugsley. Água Verde. Todos os sábados pela manhã, das 9h30 às 10h15. Participação livre e gratuita. Mais informações www.facebook.com/pracadotaichi
Repórter: Amanda Milléo. Fontes: Rodrigo Wolff Apolloni, professor de Tai Chi do Centro Ásia Tomodachi; Levis Litz, pós-graduado em Tai Chi Chuan pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa, e co-fundador da Associação Internacional de Praticantes de Tai Chi Chuan.