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Pipoca ou brigadeiro: qual é o melhor?

As tardes de férias pedem os quitutes prediletos para acompanhar um filme, uma série ou um jogo de futebol. Opte pelas versões mais saudáveis e saboreie lentamente, para evitar excessos

Pipoca

Fonte de fibras, vitamina A e compostos fenólicos, que são elementos antioxidantes:

• Opção de fibra

Em 25 gramas de pipoca estourada – o equivalente a um pacote de papel G ou ¼ da embalagem de micro-ondas – podem ser encontrados 3g de fibras, a mesma quantidade de 3 ameixas pretas ou 3 colheres de aveia ou ainda 1 prato cheio de alface.

• Faça em casa

A versão de micro-ondas tem 160 kcal e mais de 8g de gordura em geral – vegetal e hidrogenada, o que é considerado nada saudável. Prefira a versão caseira, feita com pouco óleo na panela ou estourada dentro de um pacote de papel de pão com uma colher de chá de manteiga. Ao final, ela fica com 112 Kcal, sendo 3 g de gordura, a opção mais saudável.

• Reduza o sal

Para diminuir o sal da versão da pipoca caseira, misture depois de pronta uma colher de sobremesa de “sal” de especiarias(mistura feita com 25 g de tomilho, 50g de orégano, 50g de manjericão e 50g de salsa – todos desidratados) ou gersal (sal grosso e gergelim). Esta versão soma cálcio, presente no gergelim, à receita.


Brigadeiro

Com bons níveis de cálcio, dá para melhorar essa receita simples, mas muito difícil de parar de comer:

• Santo cálcio

Em 50g de brigadeiro, duas colheres de sopa cheias, há 201 Kcal, sendo 4,75 g de proteínas, 31g de carboidratos e 6,43g de gorduras. Essa quantidade tem 142 mg de cálcio, o mesmo que ½ copo de leite integral, semi ou desnatado ou 100g de agrião ou 120g de brócolis ou 40g de couve manteiga.

• Com polifenois

Faça em casa um brigadeiro cheio de cacau e polifenóis bons para o coração, em que cada colher de sopa conta 70Kcal, ou seja, menos que a versão tradicional. Misture em uma tigela alta 400g de leite condensado, 200g de creme de leite, 70g de cacau em pó, 70g de chocolate meio amargo, 10g de manteiga e 10g de farinha de trigo peneirada. Leve ao micro-ondas por 5 minutos. Depois, a cada 2 minutos abra o forno e mexa até completar 13 minutos.

• Banana magrinha

Faça um brigadeiro de banana nanica com 1 banana-nanica, 4 colheres (chá) de leite desnatado em pó, 1 colher de cacau em pó e 5 gotas de sucralose. Coloque a banana sem casca no micro-ondas por 1 minuto. Adicione os outros ingredientes e misture. Enrole com nibs de cacau e canela. São 15Kcal por colher.

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