Saúde e Bem-Estar

Jennifer Koppe

Quando o inverno chegar

Jennifer Koppe
20/05/2007 20:02
Não ande com o pé descalço no chão gelado e tome cuidado com a “friagem”. Siga os conselhos da vovó, principalmente se eles vierem acompanhados de um chazinho quente logo que você chegar da rua. Ainda que a Ciência não ratifique completamente, essa sabedoria popular e absolutamente prática tenta combater um dos principais inimigos da saúde, comum nesta época: a oscilação de temperatura. Não que sozinho o sobe e desce do termômetro provoque alguma doença, mas, segundo o pneumologista Jairo Sponholz, do Hospital de Clínicas, ele fragiliza o corpo e o torna suscetível ao ataque de microorganismos.
É simples entender como isso funciona: quando no verão você molha os pés, a temperatura alta, bem próxima à do corpo, facilita a evaporação. Já no frio, o corpo precisa se esforçar muito mais para manter o equilíbrio térmico. Outros fatores que contribuem para o aparecimento desses problemas são o ar mais úmido – que ajuda na multiplicação dos agentes desencadeadores de alergias, como é o caso do mofo – e o aumento da poluição, que torna o ambiente mais propício para a proliferação de agentes contaminantes. E para complicar a situação mais um pouco, segundo a pneumologista do Centro Integrado Amil, Leda Rabelo, o ar frio diminui o movimento dos pêlos internos do nariz, responsáveis pela limpeza das vias aéreas, facilitando o ataque de alguns vírus e bactérias sazonais, que se reproduzem com mais facilidade no outono e no inverno.
Em nome do conforto, muita gente acaba provocando verdadeiros atentados à saúde. Banhos quentes demais, por exemplo, “lavam” a proteção natural da pele – que está mais exposta justamente por causa do processo de vasoconstrição que o corpo provoca para poupar calor e direcionar para os órgãos mais importantes. Por isso, a hidratação torna-se fundamental. É no inverno também, por incrível que pareça, que aparecem boa parte dos casos de desidratação, devido a menor ingestão de líquidos. De acordo com a clínica geral da Amil, Patrícia Westphal Marchiori, o enclausuramento também facilita a transmissão de doenças. É preciso ventilar os ambientes e deixar a luz solar entrar, pois ela tem ação bactericida.
Serviço: Centro Integrado de Atendimento Amil, fone (41) 3320-2116.