Saúde e Bem-Estar

Willian Bressan

Queridinha das dietas, tapioca “ameaça” pão francês

Willian Bressan
13/06/2015 15:48
Thumbnail
Bem conhecida do Nordeste, a tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca. (Fotos: Divulgação)
Ela foi chegando de mansinho e dominando as dietas do Sul e Sudeste do país. Bem conhecida do Norte e Nordeste, a tapioca, feita com a fécula extraída da mandioca, tem o apelo de ajudar a reduzir aqueles quilinhos extras, pois é uma alternativa ao tradicional pão francês do café da manhã.
Depois de duas gestações seguidas, a atleta e personal trainer Verônica Motta desejava voltar à antiga forma física e passou a incluir o alimento no cardápio das refeições, pela manhã e à tarde. “Em 30 dias, perdi 8 cm de abdômen e emagreci 7 quilos”. O ator curitibano Alexandre Nero foi outro que se rendeu ao polvilho doce. Prestes a estrelar A Regra do Jogo, a próxima novela das 21 horas da Globo, ele perdeu 6 quilos com reeducação alimentar e prática de exercícios. A nova rotina de alimentação do ator criada pela nutricionista Patricia Davidson inclui a tapioca, principalmente, no café da manhã.
Fácil de fazer
O preparo simples é outro apelo. São usadas apenas duas colheres de sopa da farinha. É necessário esquentar bem uma frigideira antiaderente e peneirar a tapioca em toda sua superfície. Não é preciso adicionar nenhum tipo de óleo ou manteiga, pois ela não gruda. Depois que a goma estiver unida como panqueca, virar, deixar mais alguns minutinhos e rechear.
Embora seja a nova queridinha das dietas por não conter glúten e contar como uma refeição completa, o consumo deve ser moderado, por conta do alto índice calórico e glicêmico. Duas colheres de sopa de farinha correspondem a aproximadamente 65 kcal. “O segredo está no recheio. É preciso combinar a tapioca com fibras, que farão com o que o índice glicêmico abaixe, além de incluir proteínas, vitaminas e minerais”, explica Patrícia Vicentini, nutricionista da Onodera Estética Curitiba.
DICAS
Antes de começar uma dieta, consulte um nutricionista. Ele indicará o consumo e incluirá (ou não) a tapioca em sua alimentação:
  • Na hora de comprar o alimento, escolha a que não tem sal na composição.
  • Prefira preparar a tapioca pela manhã, à tarde, ou antes de uma atividade física, por conta da digestão rápida e do fornecimento de energia imediato.
  • Coloque fibras, como saladas, no recheio para aumentar a sensação de saciedade. A chia, por ser rica em fibras, também ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue. A linhaça ainda pode ser adicionada ao preparo.
  • Para acompanhar o alimento, opte por um copo de suco natural pequeno e de preferência com alguma fruta que tenha vitamina C, como laranja, limão e caju . A vitamina C faz com que o ferro das verduras sejam absorvidos da melhor forma.
RECHEIOS
O segredo está no recheio. Confira duas receitas da nutricionista Patrícia Vicentini, da Onodera Estética Curitiba:
1 maçã pequena
½ limão
1 colher (sobremesa) canela
1 colher (sobremesa) uva passa pretas
2 colheres (sopa) tapioca
Picar a maçã em cubinhos e espremer o limão por cima. Colocar no micro-ondas por 1 minuto até ficarem macios. Reserve. Misturar a tapioca com a canela. Em uma frigideira antiaderente peneirar essa mistura em toda sua superfície. Quando estiver unida em forma de panqueca, virar e deixar mais um minuto. Desligar. Passar a tapioca para um prato para rechear. Colocar a maçã e a uva passa por cima. Fechar e servir.Caso queira, poderá acrescentar um pouco de açúcar mascavo por cima da maçã. Calorias por porção: 152 Kcal (sem açúcar mascavo ) e 167 Kcal (com uma colher de chá de açúcar mascavo).
SALGADA
2 colheres (sopa) cheias da tapioca
30 g de carpaccio de salmão defumado
2 colheres (sopa) alho poró
2 colheres (sopa) cottage
1 colher (chá) azeite oliva
Em uma frigideira pequena, refogue rapidamente o alho poró no azeite. Coloque um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, peneirar 2 colheres (sopa) de tapioca em toda sua superfície. Quando já estiver unida em forma de panqueca, virar e deixar por mais um minuto. Desligar. Passar a tapioca para um prato para rechear. Colocar o cottage, as fatias de salmão defumado e por cima o refogado de alho poró. Fechar e tapioca e servir. Calorias por porção: 236 Kcal