Saúde e Bem-Estar

Da redação

Saiba como substituir 10 alimentos caros em Curitiba, sem perder a qualidade nutricional

Da redação
22/06/2016 22:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Na última semana foi divulgada uma lista dos 10 produtos que mais sofreram alta de preço em Curitiba neste ano, até agora. Porém, pensar só no bolso na hora de colocar os produtos no carrinho, coloca em xeque a qualidade dos nutrientes que serão ingeridos (e que são muito importantes para manter a saúde em épocas de baixa temperatura).
De acordo com Silvia Moro Conque Spinelli, professora e nutricionista do curso técnico em nutrição e dietética do TECPUC, é necessário analisar as opções disponíveis para balancear os nutrientes ingeridos. “É importante que as pessoas pensem além do preço dos alimentos e invistam naqueles que são mais nutritivos. É necessário ingerir fibras e minerais, além da vitamina C, essencial para manter o organismo protegido no inverno”, explica.
Confira as opções para substituir os 10 alimentos mais caros em Curitiba:
1 – Mamão: 69,8% de aumento
Fruta típica de clima quente, cresce somente em estufas no sudeste do estado e, naturalmente, no nordeste. É muito rica em fibras, betacaroteno e vitamina A. O substituto ideal é a manga, porém também de alto custo nessa época. Abóbora, tomate, cenoura, e caqui também são ricos em betacaroteno.
2 – Batata inglesa: 66,19% de aumento
Rica em carboidratos, fósforo e amido além de vitaminas do grupo B. O substituto ideal, do ponto de vista nutricional, é a carne de peixe.
3 – Cenoura: 60,42% de aumento
Grande fonte de fibras, vitamina A e de betacaroteno, que fixa o bronzeado obtido no verão. Abóbora paulista, moranga ou cabotiá, também de pigmento laranja, são ótimos substitutos.
4 – Brócolis: 51,23% de aumento
Todos as hortaliças verde escuras como o brócolis são ricas em vitaminas do complexo B, em especial o ácido fólico, importante para a saúde da mulher em idade fértil. As fibras são também muito abundantes pela presença de caules e flores. Espinafre e couve manteiga são ótimos substitutos.
5 – Cebola: 47,29% de aumento
Com alto grau de quercetina, um flavonóide parecido com o resveratrol da casca da uva e do vinho, auxilia na circulação sanguínea prevenindo doenças venosas como varizes e trombose. A uva é o substituto típico, além do alho poró, cebola roxa e aspargo.
LEIA TAMBÉM
6 – Morango: 44,72%
Rico em vitamina C, é substituído por qualquer outra fruta cítrica, como a tradicional ponkan ou mimosa, kiwi, abacaxi ou maracujá.
7 – Uva: 38,66% de aumento
Fruto único pela presença do resveratrol, um ótimo protetor cardíaco. O grande problema dessa fruta é o alto teor de veneno em sua produção em grande escala. Sua substituição é mais complicada, pois o mesmo potente nutriente pode ser encontrado na película do amendoim.
8 – Repolho: 36,62% de aumento
Da família das couves, o repolho é rico em fibras e enxofre. Protege as artérias coronarianas e tem despertado grande interesse acadêmico por conter antocianinas, nutriente que tem mostrado benefícios no tratamento de tumores na região da pelve, como bexiga, cólon e próstata. Pode ser substituído pelo repolho roxo e o rabanete.
9 – Feijão carioca: 33,46% de aumento
Grande fonte de ferro, substitui inclusive a carne vermelha em nossa alimentação. Muitas fibras na casca podem dificultar a digestão e gerar cólicas se ingerido em excesso. Pode ser substituído por lentilha, ervilha, vagem ou grão de bico.
10 – Couve: 26,78% de aumento
Todos as hortaliças verde escuras são ricas em vitaminas do complexo B, em especial o ácido fólico, importante para a saúde da mulher em idade fértil. Rica em fibras, auxilia no esvaziamento gástrico e ficou famoso na dieta detox. O espinafre é o grande equivalente.