Saúde e Bem-Estar

Da redação, colaborou Anna Sens

Avaliação física antes de começar a academia pode identificar doenças ‘escondidas’

Da redação, colaborou Anna Sens
02/04/2017 14:31
Thumbnail

O exame pode ser feito na academia por um educador físico. Foto: João Prospiter / Divulgação. | Prospiter

Iniciar uma atividade física requer preparação prévia, principalmente no que diz respeito à saúde. O ideal é fazer um exame completo em consultório médico, e, ainda, uma avaliação física na própria academia, com um educador físico, que serve tanto para prevenir lesões quanto para identificar problemas de saúde.
Na avaliação, faz-se um questionário ao aluno, com perguntas ligadas ao histórico familiar, rotina, experiências, objetivos e lesões anteriores. Depois, é feita a chamada bioimpedância, que, de uma vez só, mede altura, peso, percentual de gordura, massa muscular, quantidade de água e metabolismo basal. O aluno ainda é submetido a uma análise de medidas dos lados direito e esquerdo do corpo, bem como da postura e dos limites de mobilidade e estabilidade. Por fim, passa por uma avaliação cardiorrespiratória, mais simples que o tradicional eletrocardiograma, mas eficiente para identificar alterações.
O educador físico Carlos Zanello Klostermann, instrutor da Bodytech Crystal em Curitiba, explica que a maioria das academias obriga a apresentação de atestado médico, feitos no máximo quinze dias antes de iniciarem os treinos. Ele ainda pontua que a avaliação física é fundamental e recomenda que o aluno repita o procedimento a cada 3 ou 6 meses.
Foto: Anna Sens
Foto: Anna Sens
Para estimular a frequência da avaliação, a Bodytech promove, algumas vezes ao ano, mutirões para os alunos. Foi em um desses mutirões que o empresário Rodrigo Bastos Viecinski, 34, aproveitou para retomar à vida fitness. Parado há quatro meses e conhecendo alguns dos riscos de fazer atividade física sem avaliação, Rodrigo passou por todas as etapas do processo.
Mesmo tendo o objetivo de emagrecer, a avaliação física de Rodrigo mostrou a necessidade, por exemplo, de usar a musculação para fortalecer o tornozelo, devido a ligamentos semi rompidos, e arrumar a postura. “O exercício físico também pode ajudar a solucionar esses problemas, de acordo com sua intensidade e execução”, afirma o instrutor Carlos Klostermann. Os exames são indicados para quem vai praticar qualquer esporte — até os aeróbicos, como dança, que parecem não apresentar problemas.
Mas quais são os riscos?
A médica clínica geral Lorena Cristina Peres Rodrigues Gomes fala sobre a importância de realizar o exame, tanto em consultório quanto na academia. “É preciso tomar cuidado com as doenças chamadas de silenciosas, quando o paciente não sabe que tem e não apresenta sintomas”, diz. Pessoas com doença coronariana, asma e insuficiência respiratória podem chegar a ter morte súbita durante um exercício, caso ultrapassem seu limite corporal. Até doenças invisíveis, como anemia, tireoide e ansiedade, podem prejudicar o andamento de uma atividade física e causar problemas permanentes de saúde. A médica recomenda ainda cuidado com o uso de suplementos, como termogênicos, que devem ser usados somente com orientação profissional, pois podem desencadear doenças renais, cardíacas e respiratórias em pessoas saudáveis. Para os sedentários, a avaliação física é indispensável, mas os atletas também não podem deixá-la de lado, sendo sempre acompanhados por médicos, nutricionistas e fisioterapeutas.