Saúde e Bem-Estar

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo

Seis passos para dormir melhor

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
18/09/2014 18:34
Em 1989, Toimi Soni passou 276 horas sem dormir e entrou para o livro dos recordes. Haja coragem! O próprio Guinness admitiu a tarefa arriscada do finlandês e encerrou a categoria dos ousados insones. Nunca mais se fez uma competição do tipo. Não é para menos!
Sono é coisa séria. Uma pessoa que dorme oito horas por noite, por exemplo, quando dorme seis, já tem seu rendimento afetado. Em meio à correria cotidiana, é fácil entender porque mais da metade dos brasileiros sofre com problemas de saúde ligados ao sono ou à falta dele.
O Viver Bem conversou com o neurologista do Hospital Evangélico João Rafael Argenta Sabagg, que elencou algumas dicas para quem quer dormir e acordar tranquilamente.
Quantidade não é qualidade!
Sua disposição no dia seguinte vai depender de como você dormiu e não apenas da quantidade de horas que passou na cama. Há vários problemas que podem afetar seu descanso. Acordar muitas vezes para ir ao banheiro, por exemplo, pode ser indício de incontinência urinária. Outras doenças, como apneia, síndrome das pernas inquietas e arritmia também merecem atenção. É sempre bom consultar um especialista e realizar exames.
Fuja da insônia
Evite bebidas com cafeína depois das 18 horas. E se você tem dificuldades para dormir durante a noite, não durma à tarde, nem mesmo quando sentir sonolência. Assim que chegar o primeiro bocejo depois do almoço, dispense o cochilo.
Evite comer demais
Evite comer duas horas antes de ir dormir. Se estiver de barriga muito cheia, seu sistema digestivo se verá obrigado a trabalhar sem parar, enquanto você deveria relaxar.
Regularize seus horários
Tente regularizar seu tempo até mesmo no domingo. Ir deitar muito tarde no sábado, por exemplo, e deixar a cama muito tarde no dia seguinte, renderá uma cansativa manhã de segunda-feira.
Relaxe os músculos
Um bom banho quente pouco tempo antes de dormir relaxa e melhora a qualidade do seu descanso. Também é importante escolher bem seu o travesseiro e seu colchão. É preciso estar com a coluna sempre alinhada, ou você vai sofrer com dor nas costas.
Não exagere na bebida