• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Se você se sente mal na presença de um médico e outros profissionais da saúde, ou em clínicas, consultórios e hospitais, saiba que não está sozinho. Estudos estimam que entre 20% e 30% da população sofra da chamada Síndrome do Jaleco Branco, que se manifesta, sobretudo, pelo aumento repentino da pressão arterial. O estresse vinculado à presença do médico e ao ambiente hospitalar, ainda que transitório e limitado a estas situações, não deve ser negligenciado, principalmente porque pode induzir ao erro e comprometer diagnósticos.

Segundo o cardiologista Sanderson Cauduro, da clínica Cardio e Saúde, quem desenvolve esse tipo de ansiedade e estresse apresenta os sintomas mesmo quando o médico já é um velho conhecido. “Somente a expectativa de tratar alguma questão relacionada à saúde é o bastante para desencadear o aumento da pressão arterial, mesmo em pacientes que não são hipertensos“, afirma o cardiologista. O que se sabe, é que portadores da síndrome, ainda que normais, têm maior tendência à hipertensão no futuro.

A condição não pode ser ignorada. Nestes casos, para descobrir se o paciente é mesmo hipertenso ou sofre da “hipertensão de consultório”, o médico pode recomendar a aferição da pressão em casa, através de métodos como o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). Ele é bem indicado e oferece um perfil mais preciso e seguro através do monitoramento regular da pressão, em intervalos específicos para o dia e para a noite, pelo período de 24 horas.

“Um paciente não pode receber o rótulo de hipertenso verdadeiro porque desenvolve transtornos de ansiedade na simples presença de um profissional da saúde. O cardiologista é quem poderá fechar o diagnóstico de pressão alta através de técnicas de medição em locais onde o paciente se sinta tranquilo e confortável, até mesmo para evitar que sejam prescritas, desnecessariamente, doses superiores de medicamentos nos já hipertensos“, completa Cauduro. Define-se a Síndrome do Jaleco Branco quando o paciente apresenta medidas de pressão arterial persistentemente elevadas no consultório e, fora dele, médias consideradas normais.

Por outro lado, uma possível hipertensão pode também ser mascarada durante as consultas. Nestes casos, a pressão cai e o paciente não tem seu problema identificado. Assim, é importante dar atenção a outros sinais clínicos que podem surgir na presença do médico ou em certos ambientes, tais como taquicardia, palidez, sudorese, respiração ofegante, tontura e formigamento ou adormecimento das extremidades.

A Síndrome do Jaleco Branco é uma condição catalogada pela medicina e abordada em determinadas disciplinas do currículo acadêmico de cursos da área da saúde. O paciente que manifesta os sintomas pode demandar amparo psicológico, técnicas de relaxamento e acompanhamento para diminuir a ansiedade, especialmente se estiver prestes a passar por alguma intervenção cirúrgica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]