Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

5 exercícios de baixo impacto que todo mundo pode fazer

Amanda Milléo
04/12/2015 22:00
Thumbnail
O risco de começar uma atividade de impacto, seja em uma simples corrida ou no crossfit, e sair de lá machucado é grande – especialmente se a pessoa for muito ansiosa e não seguir as recomendações de professores e treinadores. Porém, há uma série de exercícios de baixíssimo impacto nas articulações, ligamentos e estruturas ósseas, que são benéficos para o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a respiração e a postura, e que também melhoram o condicionamento físico.  “O gasto calórico é o mesmo, seja em um exercício de alto ou de baixo impacto. Fazer uma aula de spinning, por exemplo, gasta tanto quanto uma aula de corrida e é de baixo impacto”, explica Tiago Lazzaretti Fernandes, médico ortopedista e do esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da  Universidade de São Paulo (USP). Listamos a seguir 5 modalidades e  para quem elas são mais indicadas:
TRX
Com a ajuda de fitas, do mesmo material do cinto de segurança do carro, o aluno do treinamento suspenso ou TRX usa o peso do próprio corpo como principal ferramenta do exercício, enquanto fica em suspensão. Se o braço permanece no chão, a perna fica apoiada na fita, trabalhando a força, equilíbrio, aumentando a flexibilidade e amplitude de movimentos do aluno. Os movimentos também ajudam na estabilização do abdômen e da musculatura profunda, o core, além de melhorar a concentração e a agilidade. “Não é uma aula com contra indicações, mas é preciso respeitar a consciência corporal e os limites de cada aluno, sendo possível o treinamento diário em alguns casos, e em outros não tão frequente”, explica Angelo Amaral, professor na academia BodyTech. Se for pensar em usar o TRX em uma reabilitação, o coordenador da academia LIV Gilson Rodrigo Pizatto alerta para outras modalidades. “O TRX não é a atividade mais recomendada para reabilitação, pois há outras modalidades mais efetivas e com risco menor, sem o uso das fitas, como Pilates ou a própria musculação, aulas de alongamento e abdominais”, afirma Gilson.
Hidroginástica
Ioga
TaiChi Chuan
A modalidade oriental de exercício físico pode ser considerada de baixo impacto, segundo Rodrigo Wolff Apolloni, professor de Tai Chi do Centro Ásia Tomodachi, mas também de impacto relativo de acordo com o movimento. “Trabalhamos movimentos lentos que podem ser feitos de forma mais pesada, através de flexões de joelho mais intensas, e que se regulam de acordo com a condição física da pessoa”, explica. Os principais benefícios desses movimentos circulares que envolvem mãos, braços, pernas e pés, além do tronco, são uma melhora no equilíbrio, no condicionamento físico e mesmo na estrutura óssea – por isso são muito buscados por pessoas mais velhas, especialmente mulheres depois da menopausa. Outro benefício é na memória. “O Tai Chi trabalha em rotinas, e cada uma com 100 a 400 movimentos, que o aluno aprende e repete, melhorando a memória”, explica Rodrigo
ChiKung
SERVIÇO
Centro Ásia Tomodachi. Rua Marechal Deodoro, 1.418,. Centro, Curitiba, (41) 3022-3477. Gaya SPA e Bem-estar, Rua Barão de Guaraúna, 483, Juvevê, (41) 3013-1115. Academia Gustavo Borges, Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 85, Campina do Siqueira, (41) 3339-9600. BodyTech, Rua Comendador Araújo, 731, Batel, (41) 3222-5674. Academia LIV, Rua João Negrão, 45, Centro, (41) 3079-5422.