Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Todos os tipos de carne são iguais?

Adriano Justino
30/05/2015 00:19
Thumbnail
Para quem não aderiu ao vegetarianismo, uma dúvida ronda o horário do almoço: que carne escolher hoje? Segundo especialistas, não existem diferenças significativas na composição das carnes, em relação à proteína e ao ferro. Já a concentração de gordura varia conforme o corte. “Todas têm proteínas de alto valor biológico, ou seja, grande quantidade de aminoácidos. Se você consumir só um tipo de carne continuará ingerindo o mesmo tipo de proteína”, comenta o médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho.
Isso não significa que a carne branca não traga mais benefícios ao corpo. Consumir peixe duas vezes por semana protege o coração devido à presença de gorduras boas, como o ômega 3. “Esse consumo compensa um desequilíbrio da nossa dieta causada pelo excesso de ômega 6, presente em óleos. Complicações cardiovasculares são causadas por essa desproporção”, explica o médico nutrólogo Euclésio Bragança, da empresa Integralmédica.
Parar de comer carne
Se você optar por consumir somente peixes, precisará observar se o corpo não está sentindo falta de algum nutriente, como o zinco, disponível em quantidade maior na carne vermelha. Esse cuidado maior também vale para quem se tornou vegetariano. Só alimentos de origem animal possuem ferro do tipo heme, que é 100% absorvido pelo corpo, e vitamina B12 – ambos previnem a anemia. “O consumo de carnes não é imprescindível para uma alimentação saudável, existem guias alimentares para vegetarianos de todas as idades”, defende a nutricionista Renata Maria Padovani, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em alimentação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
DICAS
Sugestões sobre consumo, compra e preparo de carnes:
Compre certo
Escolha peças com menos gordura, informação visível pela aparência e disposta em selos na embalagem. Em relação aos peixes, opte pelos menores, que absorvem menos toxinas do mar, e pelas espécies de água fria, ricas em ômega 3, como salmão, sardinha e bacalhau.
Saiba preparar
Assar em temperatura branda, grelhar e cozinhar são as melhores formas de preparo. Ao caramelizar a carne com mel ou açúcar, evite que se forme uma crosta preta, que indica a oxidação do alimento.
Menos gordura
Retire a gordura de carnes vermelhas e a pele de aves antes de prepará-las e use a menor quantidade de sal e gordura possíveis.